Após enfrentar enchentes que afetaram diversas escolas em Lajeado, a secretária de Educação, Adriana Vetorello destaca os esforços e avanços significativos no sistema educacional do município. Com um total de 40 escolas, sendo 25 Emeis, 18 Emefs e seis Projetos Vida, a comunidade escolar enfrentou desafios consideráveis, mas está em processo de recuperação.
Durante as enchentes, uma Emei (Risque Rabisque), uma Emef (Alfredo Lopes do Morro 25) e o Projeto Vida São José foram impactados, levando à realocação de todos os alunos dessas unidades para garantir a continuidade das atividades educacionais. O município agiu de forma rápida ao adquirir 75 vagas adicionais para realocar quase 150 alunos da Emei Risque e Rabisque.
Adriana Vetorello ressalta que, devido às enchentes, foi necessário pausar a oferta de novas vagas, resultando em cerca de 450 crianças aguardando na lista de espera. Ela enfatiza que, sem os eventos adversos, essas 150 vagas teriam sido direcionadas para essas crianças em espera. “Planos estão em andamento para reformar a Emei Risque e Rabisque, com previsão de retomada das atividades para fevereiro do próximo ano, embora o prédio tenha sofrido danos na mobília, mas não estruturais significativos.”
Além das medidas emergenciais, projetos para novas unidades de ensino estão em curso. Destacam-se a construção de novas creches nos bairros Conservas e São Cristóvão, e a readequação ao lado do Claudião para a sede da Risque e Rabisque. No bairro Campestre, a busca por uma nova área não alagável para expandir o sistema de educação infantil está em análise desde setembro do ano passado.
No ensino fundamental, a demanda também cresce, com cerca de 100 novos alunos procurando vagas. Novas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) estão sendo construídas para atender essa demanda, como a do Jardim do Cedro e no Moinhos da Água, que juntas devem oferecer mais de mil novas vagas.
“Nós queremos ofertar, mas precisamos primar pela qualidade do atendimento, não é apenas dar o espaço, é ter um pátio para as crianças correrem, explorarem o ambiente. Escola não é só prédio, escola é vida.”
Ainda, Adriana destaca a importância de espaços adequados para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, algo integrado desde a educação infantil até o ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).
Em resposta às necessidades crescentes, Lajeado conta com 1,5 mil profissionais dedicados entre professores, monitores, administrativos, além de terceirizados.
Sobre o Educame, Adriana reforça que vai ser um trabalho muito rico e que venha a somar no que já é disponibilizado como ferramenta de trabalho.
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