Após 70 dias da maior catástrofe do RS, nenhuma das pontes prometidas pelo governo federal foi entregue. A demora para garantir a ligação entre os municípios interfere no atendimento básico às populações e os prefeitos clamam por respostas.
Os quatro projetos em elaboração visam o reestabelecimento na ligação entre Arroio do Meio e Lajeado (com uma ponte de dois sentidos capaz de suportar caminhões); entre Marques de Souza e Travesseiro; em Canudos do Vale; e em Forquetinha.
O governo federal separou recursos para as obras por meio da Defesa Civil Nacional. São mais de R$ 17,7 milhões empenhados. Conforme o Ministério da Reconstrução, o investimento faz parte do programa calamidade, voltado ao restabelecimento da logística dos municípios.
“As promessas não se concretizaram na prática. Isso causa uma frustração muito grande. Temos a sinalização, contamos com a obra, com o recurso, e não se realiza. A reconstrução das pontes é crucial para restabelecer a normalidade na região, mas os desafios burocráticos e técnicos continuam a atrasar esse processo”, avalia o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.
Essa análise é corroborada pelo próprio ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta. Em entrevista concedida à revista Veja na semana passada, ressaltou os obstáculos burocráticos que interfere nas entregas à reconstrução do Estado.
Na publicação, Pimenta disse que falta de mão de obra para execução dos planos, junto com isso, a exigências excessivas de laudos e pareceres têm atrasado o avanço das medidas emergenciais. Essa consideração traz como consequência a aplicação dos recursos.
Ajustes no projeto
Para a ligação entre Marques de Souza a Travesseiro, o governo federal garantiu R$ 4,1 milhões para a reconstrução da ponte entre os municípios. A estrutura original foi destruída pela cheia histórica do Rio Forqueta. Segundo o prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, o plano de trabalho foi aprovado, mas o valor anunciado é insuficiente para cobrir os custos totais da obra.
“Na semana passada estivemos em Brasília. Pediram dois ajustes no projeto”. A ponte inaugurada em 2006 tinha sete pilares, seis vãos e 24 vigas de concreto. A avaliação inicial revela que dois pilares e três vãos foram arrastados pela força das águas do Forqueta, o que torna a reconstrução um desafio técnico e financeiro.
Cidade dividida
Em Canudos do Vale, o governo federal aprovou um plano de trabalho para a reconstrução da ponte urbana, com um investimento de R$ 3,2 milhões. A estrutura era o principal acesso entre os dois lados da cidade e caiu durante a enchente de maio.
“Estamos divididos. Muitas pessoas têm dificuldade em acessar serviços essenciais, como a Unidade de Saúde e a agência bancária”, diz o prefeito Paulo Bergmann. Sem a ligação, o poder público e a comunidade construíram uma pinguela para possibilitar a ligação. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras trabalha em uma estiva sobre o Arroio Forquetinha para o tráfego de veículos leves.
Ligação entre Arroio do Meio e Lajeado
A iniciativa privada garantiu uma passagem para veículos leves onde era a Ponte de Ferro. Com isso, outro projeto começou a ser elaborado pelo governo de Lajeado. A estrutura ficaria ao lado da passagem histórica remodelada.
Mais larga, o modelo garante duas vias de fluxo e passagem de veículos de carga. Ainda em maio, o ministro Paulo Pimenta anunciou R$ 6,7 milhões para a reconstrução. Na manhã de ontem, houve uma reunião entre o Ministério da Reconstrução e a coordenação da Defesa Civil Nacional sobre o projeto. Até o fechamento desta edição, não houve informações adicionais com relação aos encaminhamentos do encontro.
Pelo estudo feito por Lajeado, seriam necessários R$ 13 milhões para a nova ponte. O governo federal assinalou custear na integralidade a construção. Os municípios ficam com a responsabilidade de fazer os acessos à estrutura.
Histórico da destruição
- Ponte Lajeado – Arroio do Meio
MAIO
Dia 2: As duas pontes (sobre a ERS-130 e a de Ferro) foram levadas pelo Rio Forqueta
Dia 9: O Movimento Amigos do Vale lança a campanha “Juntos Pela Ponte”
Dia 11: O governo federal anuncia R$ 6,7 milhões para o projeto
Dia 26: O governo de Lajeado anuncia licitação para nova ponte sobre o Rio Forqueta, ao lado da Ponte de Ferro
- Ponte Travesseiro – Marques
MAIO
Dia 2: Ponte é levada pelo Rio Forqueta
JUNHO
Dia 7: Os governos municipais iniciam construção de pinguela sobre o Rio Forqueta
JULHO
Dia 13: Estrutura restante da ponte entre Travesseiro e Marques de Souza terá que ser implodida (13/07)
- Ponte Canudos
MAIO
Entre os dias 3 e 6: Estrutura é destruída pela catástrofe.
Dia 21: Governo federal anuncia R$ 3,2 milhões para reconstrução da ponte.
- Ponte Forquetinha
MAIO
Entre os dias 2 e 6: Ponte Bauereck sucumbe a força da água e desaba.
Dia 24: Aprovado o recurso de R$ 3,7 milhões para reconstrução.