Obras de infraestrutura viária, incluindo a construção de uma ponte na ERS-130 e o asfaltamento entre Colinas e Roca Sales, são prioridades urgentes na região. As reivindicações foram apresentadas ao secretário de Transportes, Juvir Costella, em uma reunião recente.
A reunião nesta manhã contou com a participação de representantes da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e do Conselho de Desenvolvimento (Codevat). Os objetivos principais do encontro foram entender a atuação do Estado na reconstrução da logística regional, pacificar a relação com a Secretaria Estadual dos Transportes e fornecer informações sobre as necessidades regionais.
“Nosso intuito foi nos colocarmos à disposição. Atuamos de uma forma propositiva para apaziguar as relações,” afirmou Angelo Fontana, presidente da CIC-VT. A iniciativa busca diminuir os ruídos na comunicação, considerando a pressão da comunidade regional e das autoridades devido às condições das estradas.
Prioridades e prazos
1. Ponte na rodovia ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado:
– Entrega prevista para dezembro.
2. Asfaltamento do acesso da ERS-129 (Colinas/Roca Sales):
– Fase de finalização e contratação de anteprojeto.
– Início do asfaltamento previsto para agosto e setembro.
3. Recuperação da ERS-332 (Encantado a Soledade):
– Trecho longo, com investimento previsto de R$ 100 milhões.
– Planejamento de divisão em três lotes para contratação.
Outras obras prioritárias incluem a recuperação do trecho entre Muçum e Vespasiano Corrêa, a conexão entre a Serra e o Vale do Taquari (com a Ponte Santa Bárbara), e a reconstrução da Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha entre Muçum e Roca Sales.