A secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinou nesta quarta-feira, 17, a Portaria SES 447/2024, que amplia o repasse mensal do Programa Assistir ao Hospital Bruno Born, em Lajeado, para auxiliar a instituição na área da pessoa com deficiência. O valor será ampliado em R$ 54.794,25, compondo um total de R$ 724.653,43 por mês recebidos pelo Bruno Born, entre todos os serviços habilitados com incentivos do Estado.
O serviço para a pessoa com deficiência é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), numa cooperação entre a o hospital, a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais e Reabilitação Auditiva (Fundef) e a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates) – entidade mantenedora da Universidade do Vale do Taquari (Univates).
“É um apoio significativo do Estado que reforça a importância e reconhece a construção coletiva para a construção do ambulatório”, destacou Arita. Segundo o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o apoio estadual irá beneficiar pacientes atendidos pelo SUS em mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul.
Também participaram do ato de assinatura, realizado de forma on-line, representantes da Fundef, do Hospital Bruno Born e da Fuvates.