Em entrevista ao Programa “Pra Você” da Rádio A Hora 102.9, as apresentadoras Leila Franz e Karine Pinheiro conversaram com a convidada Bruna Monteiro, profissional de educação física.
O principal tema abordado foi a dificuldade de manter a constância nas atividades físicas durante o inverno. Apesar de ser a temporada do ano em que as academias ficam mais vazias, Bruna conta que as temperaturas mais geladas favorecem o emagrecimento. “Nós, profissionais da área, sentimos que a maior procura é durante o mês de setembro, quando volta a esquentar. Temos a sensação de que as pessoas começam a se preocupar mais com o corpo perto do verão”, pontua Bruna.
“A parte mais difícil de treinar no inverno é acordar e se deslocar até o local do treino. Depois disso, a sensação é recompensadora. Podemos dizer que treinamos mais a mente e a disciplina do que nosso próprio corpo”, afirmou a profissional.
Sedentarismo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos entre 18 e 60 anos que
não praticam atividades físicas ao menos 150 minutos semanais (30 minutos cinco vezes por semana), são considerados sedentários.
Dicas
Algumas dicas citadas durante a entrevista foram:
– Fazer atividades em duplas, trios, grupos. Com isso, aumentamos a sensação de bem-estar e estimulamos o espírito de equipe, a companhia de alguém que gostamos gera felicidade, o que acaba refletindo na motivação durante o treino.
– Escolher o horário em que se sinta mais disposto e confortável. Apesar do nosso cotidiano ser cheio de obrigações, tente ir em momentos em que você não terá nenhuma distração na mente.
– Para aqueles que tem dificuldade em tornar o exercício físico rotina, passe a tratar este momento como uma obrigação diária, não como uma possível tarefa.