O primeiro semestre do ano finalizou com queda nas mortes violentas em todo o estado. Os latrocínios caíram 28% em 2024, na comparação com o primeiro semestre do ano anterior. Em 2023, o RS registrou 25 vítimas de roubo seguido de morte, enquanto em 2024 foram 18. As tabelas foram publicadas no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Entre os maiores municípios do Vale do Taquari, o número de homicídios também foi menor nos seis primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, cidades como Lajeado, Encantado e Teutônia tiveram diminuição de crimes em geral, enquanto Arroio do Meio e Estrela apresentaram aumento de menos de 10% na criminalidade.
Em Arroio do Meio, o aumento foi no número de furtos e homicídios. O município passou por um período de maior violência durante os dias após a enchente histórica de maio de 2024, quando houve o pedido de reforço da segurança nas ruas. A cidade ficou dias sem luz, com grande parte dos estabelecimentos do Centro atingidos. No período, foram registrados dois homicídios. Já em Estrela, o maior aumento se deu nos furtos e nos crimes relacionados à posse e tráfico de drogas.
Projetos pela segurança
Nos seis primeiros meses do ano, a criminalidade diminuiu cerca de 21,7% em Lajeado. A maior diminuição foi no número de furtos e estelionatos. O número de homicídios baixou de 10 para 9, mas o dado ainda deixa autoridades em alerta, conforme afirma o Secretário de Segurança Pública do município, Paulo Locatelli. Em Encantado e Teutônia, diminuíram os crimes relacionados a estelionatos e posse de drogas ilícitas. Nesses municípios, não houve aumento de homicídios ou latrocínios.
Delegada regional da Polícia Civil do Vale do Taquari, Shana Luft Hartz comemora, junto às autoridades municipais de segurança pública, a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de modo geral na região.
De acordo com ela, havia uma preocupação com o período pós-enchente de aumento da criminalidade contra a vida e ao patrimônio. “Tivemos um reforço no efetivo nesse período. Nos preocupamos, em especial, com os CVLI e percebemos diminuição ou controle na maioria dos municípios”, destaca.
A delegada ainda reforça que sedes da Polícia Civil e Brigada Militar de muitas cidades da região também foram atingidas pelas cheias. Mesmo assim, a criminalidade conseguiu ser controlada.
Entre as iniciativas que auxiliam nessa diminuição, estão programas como o Pacto pela Paz, além de projetos das prefeituras e educação nas escolas e comunidade. Apesar do balanço positivo, Shana garante ser necessário estar sempre atento ao tema.
No estado
No RS, os homicídios reduziram 17,8% em comparação com o primeiro semestre de 2023. No acumulado, foram 726 vítimas em 2024, frente às 883 vítimas deste crime em 2023.
Os crimes violentos contra o patrimônio também reduziram no primeiro semestre de 2024, principalmente em razão das ações integradas entre Brigada Militar e Polícia Civil. O roubo de pedestres teve o menor total da série histórica no acumulado do período, com queda de 45% no semestre, em comparação com 2023. O roubo de veículos também foi o menor na série histórica no período.