Quatro ou duas frentes em Lajeado?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Quatro ou duas frentes em Lajeado?

Por

O cenário atual na principal cidade do Vale do Taquari indica quatro pré-candidatos a prefeito (a). Gláucia Schumacher (PP), Luís Benoitt (PL), Sérgio Kniphoff (PT) e Carlos Ranzi (MDB) estão indicados para concorrer ao cargo máximo do poder Executivo municipal. São os fatos públicos, reforço, a partir do posicionamento pessoal e partidário dos próprios agentes citados.

Entretanto, e isso também precisa ser dito publicamente, o cenário pode mudar (e muito) até o fim das convenções partidárias, lá no dia cinco de agosto. Não são poucos os líderes partidários que apostam, por exemplo, em uma união do PP e do Partido Liberal (PL). Para eles, o recente voo do PL à majoritária seria uma estratégia de negociação com a sigla do atual governo. Os líderes do PL garantem que não e sustentam a chapa pura.

Da mesma forma, muitos apostam em uma nova união do PT com o MDB (ou vice-versa). Sendo assim, e todas as apostam têm lá o próprio sentido, poderemos ter apenas duas frentes em Lajeado no pleito de outubro. Aguardemos!

Por ora, incertezas em Estrela

As avaliações internas dos partidos, por vezes, carecem de critérios de confiabilidade. Mas é nossa tarefa avaliar as diversas análises das diferentes siglas para tomar conhecimento dos prováveis cenários eleitorais nos municípios do Vale do Taquari. Sobre Estrela, por exemplo, e com base nessas análises e projeções, a corrida pela prefeitura estaria muito acirrada e com poucas definições. Não por menos, o cenário atual aponta para cinco ou seis frentes. Além da pré-candidatura natural do prefeito Elmar Schneider (MDB), também já são considerados pré-candidatos o vereador João Braun (PP), a ex-primeira dama Carine Schwingel (União Brasil) e Jair Wermann (Partido Novo). O PSB também ensaia uma pré-candidatura e já avaliou os nomes de José Birck e Renato Horn, em uma possível aliança com o PT. Por fim, o PL. Com a determinação estadual e nacional para concorrer nas majoritárias, o PL quer indicar Felipe Diehl como pré-candidato a prefeito. Ou a vice.

PP/Novo/PSDB

Gláucia Schumacher (PP) já confirmou apoio dos correligionários dos partidos Novo e PSDB. O primeiro emplacou o pré-candidato a vice-prefeito, o economista e ex-secretário da Fazenda Guilherme Cé. Já os tucanos dialogaram com outras siglas, ameaçaram “pular da barca” e, ao fim de tudo, se aprumaram de novo no navio comandado pelo PP. Para isso, porém, os líderes do PSDB cobram mudanças na postura dos Progressistas. Eles querem a garantia de mais diálogo e proximidade com o gabinete em uma eventual nova administração municipal, e mais autonomia aos secretários. Por fim, reclamam do que muitos denominam de “cansaço” da atual gestão.

Sem disputa interna no PT

Presidente do PT de Lajeado, Auri Heisser encaminha nota para contrapor a informação divulgada ontem sobre a escolha do pré-candidato a vice-prefeito. Segundo o ex-secretário de Governo, “não há e não haverá disputa” entre eventuais pré-candidatos a vice-prefeito do Sérgio Kniphoff (PT). “Se houver indicação de um vice em chapa pura, será feito por consenso”, afirma. Ainda segundo ele, a indicação não sairá da lista de pré-candidatos a vereador. “Ao contrário disso, a nominata proporcional será reforçada, e não enfraquecida”, avisa. Por fim, reforça o movimento de oposição. “O PT trabalha pela construção de uma aliança entre os partidos de oposição ao atual governo. Não será o PT o empecilho para a agregação de forças em torno de um novo projeto a Laje

Desabrigados e com (muito) frio

Os termômetros estão beirando as temperaturas negativas e centenas de pessoas ainda estão desalojadas no Vale do Taquari. É um cenário impensável para uma região tão pujante e desenvolvida, e da qual tanto nos orgulhamos. É uma realidade dura para as “cidades inteligentes” e seus superávits. É um duro golpe na alma de cada morador da região. Desde setembro do ano passado, quando a primeira das trágicas enchentes dos últimos tempos já nos atingiu em cheio, e nenhuma unidade habitacional popular foi entregue por qualquer ente público. Da mesma forma, e por óbvio, nenhuma obra referente à nova tragédia de maio de 2024 saiu do papel. Enquanto isso as pessoas que mais sofreram com os traumas das inundações seguem desabrigadas. E com muito frio.

TIRO CURTO

  • Em Taquari, a dobradinha entre o PDT e o PT segue muito ameaçada.
  • Já em Venâncio Aires, o PT confirma chapa pura com José Candido Faleiro Neto como pré-candidato a prefeito e Sérgio Rosa como o pré-candidato a vice-prefeito.
  • Vereador em Lajeado, Jones Vavá (MDB) sugere a justa homenagem com concessão de Medalha Capitão Pedro Siebra (reconhecido no grau Ouro) ao ex-Coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, “pela dedicação em prol da segurança pública e saúde”.

Acompanhe
nossas
redes sociais