Há 20 anos, Abrigo São Chico completava um ano

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Abrigo São Chico completava um ano

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Voltado a homens moradores de rua, o Abrigo São Chico de Lajeado tinha sido fundado em 2001 junto à Paróquia do São Cristóvão. Com o tempo, o espaço ficou pequeno e o abrigo foi transferido para o Centro de Lajeado, onde já completava um ano de instalação.

Na época, o município custeava o lar temporário, cerca de R$ 4,2 mil por mês. Nos primeiros seis meses de 2004, o abrigo tinha atendido pelo menos 65 homens diferentes.

Conforme a reportagem da época, a quantidade de pessoas que buscavam o abrigo durante o inverno dobrava em relação aos números do verão e o perfil dos homens era de dependência de álcool, problemas familiares e baixa autoestima.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Naquele tempo, o São Chico funcionava na rua Alberto Torres, numa casa que depois, por muitos anos, abrigou a Casa de Acolhida da Fundef. Hoje, a antiga estrutura já foi demolida e o São Chico funciona perto do Cemitério do Florestal.

Muro de Israel era ilegal – A Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda, declarava que o muro que Israel construía entre o país e a Cisjordânia violava as leis internacionais. Na época, Israel afirmava que o muro traria mais segurança à população judia. Em contrapartida, a Corte argumentava que o país não tinha o direito de limitar a circulação de palestinos na região, além de que Isreal estaria se apropriando de territórios da Cisjordânia. O muro começou a ser construído em 2002 e está projetado para ter mais de 760 quilômetros de extensão e 25 torres de vigia, que circundariam todo o território palestino.

Há 50 anos…
Nova diretoria para a Fates

Gustavo Simon

Tramitava junto ao Conselho Federal da Educação o reconhecimento do Curso de Letras de Lajeado, que funcionava na antiga Fates (hoje Univates).

Na época, o então presidente da instituição, Ely Souto dos Santos, tinha renunciado ao cargo e uma nova eleição tinha escolhido o advogado e professor estrelense Gustavo Simon como sucessor.

Simon era diretor do Colégio Martin Luther e tinha sido vice-presidente da Fates durante a primeira diretoria da faculdade.

 

 

 

Hoje é

  • Dia da Pizza
  • Dia do Engenheiro de Minas
  • Dia Mundial da Lei
  • Dia da Saúde Ocular

Santo do dia: Santo Olavo

Acompanhe
nossas
redes sociais