Empresários e líderes comunitários debatem nova ponte em Arroio do Meio

LOGÍSTICA

Empresários e líderes comunitários debatem nova ponte em Arroio do Meio

Estrutura deve ligar bairro São Caetano à comunidade de Linha Santo Antônio e Beija Flor, em Colinas

Empresários e líderes comunitários debatem nova ponte em Arroio do Meio
Local em São Caetano onde se pretende fazer a ponte. (Foto: João Carlos Hilgert)
Arroio do Meio

Empresários, líderes comunitários e moradores, discutem a viabilidade e a urgência da construção de uma nova ponte no município. Convocada para esclarecer detalhes sobre o projeto, a reunião contou com a presença da secretária de Planejamento do município, Ionara Magalhães, e do engenheiro Aldir de Bona, que apresentaram os planos preliminares para uma estrutura entre o bairro São Caetano e Colinas. O encontro ocorreu na última segunda-feira, 8, na câmara de vereadores.

A proposta em questão visa a construção de uma ponte sobre o rio Taquari, ligando São Caetano à comunidade de Linha Santo Antônio e Beija Flor em Colinas. Segundo Aldir de Bona, o projeto está na fase inicial, com estudos e orçamentos já encaminhados, totalizando cerca de R$ 980 mil.

No entanto, a construção aguarda estudos mais avançados, incluindo topografia, sondagem e análise da profundidade do rio, para definir o melhor plano de trabalho.

“Estamos em contato com o governo federal para obter os recursos necessários e seguir adiante com o projeto”, destacou Bona durante a reunião. O traçado pré-definido aproveitará a rua Dona Rita, já existente no bairro São Caetano, para proporcionar acesso à nova ponte, facilitando a integração entre as comunidades envolvidas.

Foto: divulgação

Para os empresários e líderes presentes, como Adelar Steffler, presidente da Associação Comercial e Industrial (Acisam), a construção da nova estrutura não se resume apenas a uma necessidade logística, mas também econômica. Steffler enfatizou a importância de um anel viário no Vale do Taquari, conectando Teutônia a Lajeado, para fortalecer as condições logísticas do transporte na região.

O empresário, João Carlos Hilgert, é outro que defende a necessidade de novas travessias entre as cidades. “Temos que pensar em uma ponte da ERS-130 até a Rota do Sol, e pensar em mais estruturas. Um município precisa do outro, desde o inicio da ocupação se trabalhou de forma integrada. Hoje vivemos apenas com duas pontes”, disse.

Hilgert defende também que a cidade retome o protagonismo econômico e que organizações pensem mais no planejamento da cidade. “Nosso município deve deixar de ser uma cidade que nasceu ao lado de um arroio localizado no meio de outros dois e ser verdadeira pérola no coração do Vale do Taquari”.

Ponte em Forqueta Baixa

Além da nova ponte em São Caetano, o município também está em fase final de construção da ponte do Exército, localizada na propriedade de Silvério Gabriel, em Forqueta Baixa. Segundo Aldir de Bona, os trabalhos já avançaram significativamente, com a elevação da cabeceira da ponte para alcançar a cota 31, elevando mais de 16 metros em relação ao nível do rio Forqueta.

Acompanhe
nossas
redes sociais