Docile e Chiamulera vencem Prêmio Exportação RS

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Docile e Chiamulera vencem Prêmio Exportação RS

Por

Duas empresas do Vale do Taquari estão entre os vencedores do 52º Prêmio Exportação RS. Promovida pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS, a premiação é uma das mais tradicionais do Estado e o maior prêmio do Sul do país do segmento exportador.

A Docile conquistou a distinção pela 7ª edição consecutiva. Diretor de exportação da fabricante de doces, Cristian Ahlert afirma que, mais do que um destino para os produtos, o mercado global é uma fonte de ideias e inspiração para o desenvolvimento de novas guloseimas. “Temos muito orgulho em receber este reconhecimento novamente. A exportação nos torna cada vez mais fortes para avançar nesses ambientes e crescermos dentro do país.”

Já a Chiamulera venceu o prêmio pela quinta vez consecutiva. A empresa tem um portfólio com cerca de 200 itens, dos quais 70 são destinados para venda externas. As exportações representam 15% do faturamento da empresa, que tem planos de ampliar o percentual para um quarto do faturamento total.

Desconhecimento prejudica retomada

Pesquisa desenvolvida pelo Sebrae-RS mostra um dado extremamente preocupante para a recuperação das empresas afetadas pelas enchentes. Cerca de 80% dos empreendedores pesquisados não estão cientes das linhas de crédito disponíveis para auxiliar na retomada dos negócios. O dado faz parte do levantamento “Pesquisa de Impacto das Enchentes no RS”, que ouviu 16.657 empreendedores.

Mais da metade dos empresários está pessimista ou muito pessimista com o cenário do seu negócio para os próximos dois meses – fato que está diretamente ligado falta de conhecimento sobre os auxílios disponíveis. Diante dessa realidade, o Sebrae criou as “Mentorias Solidárias”.

As conversas on-line e individuais abrangem diferentes áreas da gestão, incluindo linhas de crédito e demais ajudas previstas. As mentorias são realizadas por meio do aplicativo Oraculli, disponível para download gratuito. Em um momento de tamanha gravidade, a ajuda é sempre bem-vinda.

Alta na venda de veículos

Os números e desafios do setor automotivo foram tema do encontro regional do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS). Promovido na manhã de ontem em Lajeado, o encontro reuniu empresários e gestores das concessionárias de carros, caminhões, ônibus, motos, máquinas agrícolas e implementos rodoviários da região.

Presidente da entidade estadual, Jefferson Fürstenau apresentou os números do primeiro semestre nos municípios da região, com destaque para o desempenho de Lajeado. Na maior cidade do Vale, 1.216 veículos foram vendidos no primeiro semestre, alta de 8,86% na comparação com o mesmo período do ano passado e percentual acima do registrado no Estado.

Durante o evento, o vice-presidente regional do Sincodiv-RS, Rogério Wink, entregou à Fürstenau uma edição do livro “Vale do Taquari”, publicado pelo Grupo A Hora em Parceria com a Amturvales.

RÁPIDAS

  • Solidariedade junina – A Minimalista Per Shop promove no dia 13 de julho o 1º Arraiá Pet Solidário. O evento ocorre das 15h às 20, no Rules Gastrobar e Cervejaria e inclui feira de adoção, comidas, bebidas e brincadeiras típicas, além de música ao vivo, canecas e caricaturas dos pets. Os ingressos podem ser adquiridos com a doação de 2kg de ração ou pix de R$ 30. Crianças de até 10 anos não pagam e parte do valor arrecadado será destinado às Ongs de apoio à causa animal da região.
  • Startups na Mercopar – Estão abertas as inscrições para o Desafio de Pitches Prêmio Sebrae Startups da Mercopar 2024. São oferecidas 24 vagas para startups gaúchas com matriz operacional no RS que atuem com soluções relacionadas à indústria e estejam nos estágios de operação, tração ou crescimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de setembro no endereço programas.sebraestartups.com.br. As empresas selecionadas serão conhecidas no dia 19 de setembro. A Mercopar ocorre entre os dias 15 a 18 de outubro, em Caxias do Sul.

Frase do dia

Aline Eggers Bagatini, presidente da Fruki Bebidas em artigo publicado nos veículos de comunicação do RS

“Precisamos, agora, seguir unidos para reconstruir. O tempo, senhor da razão, vai consagrar mais esta página de reerguimento, de amparo coletivo e de reconstrução com a energia de corações e mentes. Com o povo e com as forças produtivas do nosso Rio Grande.” – Aline Eggers Bagatini

Acompanhe
nossas
redes sociais