Desafios e perspectivas na construção civil

ENTREVISTA | A HORA BOM DIA

Desafios e perspectivas na construção civil

Prestes a completar 35 anos de atividades, a Obra Material de Construções testemunhou uma região que, apesar das dificuldades temporárias, mantém-se aquecida no mercado

Por

Desafios e perspectivas na construção civil
Foto: Pedro Rodrigues
Vale do Taquari

Com quase quatro décadas de história no Vale do Taquari, a Obra Material de Construções enfrentou recentemente um período desafiador de sua trajetória. Em maio, a região enfrentou dificuldades significativas devido a fatores climáticos e logísticos que afetaram profundamente o setor da construção civil e outros.

Conforme o diretor da Obra, Nicanor Constantin o setor foi fortemente impactado pela escassez de cimento, causada pelo alagamento de uma importante indústria em Esteio, além das dificuldades enfrentadas pelos fornecedores ilhados devido ao problema das pontes comprometidas na região. “Apesar desses obstáculos, nos adaptamos às circunstâncias adversas para atender os clientes distribuídos por diversos municípios do Vale.”

Prestes a completar 35 anos de atividades, empresa testemunhou uma região que, apesar das dificuldades temporárias, mantém-se aquecida no mercado da construção civil. No entanto, o clima instável tem sido um desafio constante, prejudicando as atividades nos canteiros de obras. “As chuvas frequentes limitam operações externas, impactando o ritmo das novas construções. Mesmo assim, os projetos de moradias em condomínios fechados continuam a se destacar, principalmente em Lajeado.”

Constantin ressalta que o mercado enfrenta uma realidade de aumento nos preços dos materiais de construção. “Após um período de estabilidade durante o início da pandemia em 2020, a grande demanda e problemas de abastecimento resultaram em aumentos nos preços de itens essenciais como cimento, aço, cerâmica, minério de cobre, vidro e alumínio desde o mês passado.”

Os 35 anos da empresa

Em 1989, nascia a Obra Material de Construções, quando os sócios – os irmãos Fernandes e Luis Carlos Merlin, Nicanor Constantin e Rildo Luiz e Maria Lettrari Fin – abriram as portas da operação na Avenida Acvat, incontáveis empreendimentos ganharam forma a partir dos itens oferecidos pela empresa.

Constantin conta que o segredo de se manter ao longo de mais de três décadas no mercado é trabalhar diariamente, cumprir com o que se promete, ter perseverança e uma boa carga de humildade, de atender a todos sem distinção. “Uma loja simples, remodelada para que as pessoas se sintam à vontade, mantendo sempre a simplicidade.”

Para o aniversário de 35 anos, uma promoção está sendo montada com bons preços e deve ser lançada no dia 20 de julho. Atualmente, a empresa oferece mais de 85 mil metros quadrados de cerâmica, porcelanato, aço em barra reta, linha de louças, laminados, telhas, uma vasta diversidade em produtos de alta qualidade.

A empresa conta com 40 colaboradores, oito caminhões para entrega de material, além da credibilidade perante os fornecedores. A Obra Material de Construções permanece otimista quanto às oportunidades futuras, focando em adaptar-se às condições do mercado e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da região do Vale do Taquari.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais