A falta de posicionamento por parte da Rumo Logística sobre o futuro das ferrovias do Rio Grande do Sul irrita líderes regionais. Em entrevista ao Grupo A Hora, o presidente da Associação de Municípios Turísticos do Vale do Taquari (Amturvales),Charles Rossner, classificou como “sacanagem” a indefinição pela operadora do modal ferroviário sobre a recuperação das estruturas impactadas pela enchente de maio.
Conforme o presidente, havia expectativa de um anúncio completo da Rumo sobre os prejuízos e uma estimativa de reconstrução dos trilhos, galerias, estações e outros instrumentos que integram o modal utilizado para transporte de cargas e, no Vale e Serra, para passeios turísticos.
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“A nossa insatisfação é com o silêncio da Rumo, que não nos dá um panorama do que vai ser feito. A gente sabe o tamanho do impacto, que será um desafio recolocar a ferrovia em sua utilização, mas precisamos traçar um plano de reconstrução. O Trem Dos Vales é o principal indutor do turismo no Vale do Taquari, é o nosso âncora. O que a Rumo faz com o Rio Grande do Sul é uma grande sacanagem”, cobra.
O responsável pela associação que representa os municípios turísticos do Vale integra uma câmara temática liderada pelo vice-governador do estado, Gabriel Souza. Há tratativas para uma agenda com representantes da empresa com sede no Paraná e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O próprio vice-governador teria reclamado do tratamento dado pela empresa ao estado gaúcho, com a realocação de ao menos 200 trabalhadores em outras malhas ferroviárias brasileiras.
Ainda de acordo com Rossner, empreendedores têm questionado ele sobre o futuro dos estabelecimentos criados a partir do movimento de turistas interessados nos passeios de trem. O contrato da Rumo com o Governo Federal em relação a concessão de rodovias está em fase final. Há possibilidade da empresa devolver a malha ferroviária antes do prazo.
Rumo emite nota
À pedido da reportagem do A Hora, a Rumo Logística encaminhou uma nota por meio de a assessoria. Na publicação oficial, a operadora garante esforços para apurar os prejuízos causados pela catástrofe que ocorreu há mais de 60 dias.
“A empresa está mobilizada no levantamento e avaliação de todos os danos causados pelas chuvas que impactaram o estado. Dada a complexidade e abrangência da situação, ainda não é possível estimar prazos sobre os procedimentos necessários. A empresa segue em diálogo com o Governo Federal e demais autoridades competentes do setor para avaliação conjunta do cenário”.