O tempo ainda não firma. O domingo começa com a presença de muitas nuvens e chuva, especialmente durante a manhã, em todas as regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com o Núcleo de Informações Meteorológicas da Univates (NIH), as temperaturas variam pouco ao longo do dia, com a máxima não ultrapassando os 12ºC no Vale, o que mantém a sensação de frio constante.
No entanto, à tarde, o tempo deve apresentar uma gradativa melhora. Prognósticos e mapas meteorológicos indicam a permanência de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil, trazendo maior nebulosidade, chuva e frio para o estado neste domingo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém o alerta laranja até o dia 10, avisando sobre a queda de temperatura em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul. O sistema de alerta prevê temperaturas até 5ºC abaixo da média por um período de três a cinco dias.
No sábado, o estado experimentou um dia de sol na maior parte do território, embora com muitas nuvens em áreas mais ao Norte e Nordeste, como nas regiões do Alto Uruguai e da Serra, onde houve garoa e chuva leve em alguns pontos. A manhã foi marcada por frio intenso, com temperaturas abaixo de zero no Oeste e Sul do estado.
Maiores minimas registradas no Vale
Ilópolis: 4ºoC
Teutônia (Lagoa da Harmonia): 6ºC
Venâncio Aires: 7º C
Lajeado (Univates): 6º c
Previsão do tempo
DOMINGO, 7 DE JULHO
Mínima: 7º C Máxima: 12ºC
O tempo ainda não firma. O dia começa com a presença de muitas nuvens e ainda chove na Região, principalmente na primeira metade do dia. Porém, no decorrer da tarde o tempo apresenta gradativa melhora. As temperaturas variam menos ao longo do dia, e a sensação será de frio no Vale.
SEGUNDA-FEIRA, 8 DE JULHO
Mínima: 9º C Máxima: 12ºC
O tempo ainda não fica firme. No decorrer do dia, ocorrem períodos de céu encoberto, em que pode chover de forma fraca ou garoar na Região. Mas, intervalos de melhorias também podem ser esperados. As temperaturas ficam amenas durante o dia, e apresentam redução à noite, quando o frio se intensifica e devem ser registradas as mínimas.