São 200 alunos do Programa de Aprendizagem Comercial do Senac Lajeado divididos em 7 equipes que estão participando da Gincana SOS Leitura, atividade promovida pela escola com objetivo de arrecadar livros que serão doados para a Biblioteca Pública da cidade que foi atingida na enchente. “Queremos envolver nossos alunos nesta campanha garantindo a continuidade da cultura literária na comunidade de Lajeado. A Biblioteca perdeu todo seu acervo”, explica a pedagoga Lívia Benedetti.
A gincana iniciou no dia 10 e segue até o dia 28 de junho. Além da tarefa de arrecadar livros, as equipes terão um desafio por semana para realizar. A primeira tarefa foi a escolha de um nome para a equipe e um mascote que deveria que ser um personagem de uma história. Foi então que surgiram as equipes “Chapelendo” com o personagem Chapeleiro Louco; Os Smurfs; “A Liga dos Livros” que escolheu o Pequeno Príncipe; “A Terra do Nunca” com seu Peter Pan; “Os Bananas” e Greg Heffley (o Banana); “Literamaluquinhos” com o Menino Maluquinho e a equipe “Entre Pampas e Páginas” com o Negrinho do Pastoreio.
“Vimos como é importante envolver os alunos neste momento mostrando a importância da leitura. Além da arrecadação dos livros teremos tarefas que envolvam a leitura e um quiz relacionados a literatura brasileira”, enfatiza Lívia. A equipe vencedora ganhará uma sessão gratuita de cinema.
Quem quiser participar doando livros (exceto didáticos) pode entregar no Senac Lajeado que fica localizado na avenida Senador Alberto Pasqualini, 421 – Centro. Mais informações pelo Whatsapp (51) 99377-7103.
Confira a lista de livros que podem ser doados:
- Infantis e infantojuvenis
- Ocultismo e Espiritismo
- Psicologia e Autoajuda
- História em Quadrinhos – HQ
- Literatura norte-americana, inglesa, canadense, australiana, escocesa, neozelandesa, alemã, russa, suíça, holandesa, sueca, belga, dinamarquesa, norueguesa, francesa, italiana, espanhola, argentina, portuguesa, brasileira, árabe (Oriente Médio), húngara, turca, cipriota, japonesa, chinesa, singapurense, africana, nigeriana, angolana e moçambicana.