O ministro extraordinário de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitou Venâncio Aires neste domingo, 23. Um dos mais atingidos da região, Venâncio Aires teve grandes prejuízos em Mariante e Serrana, além da parte baixa da cidade. Durante a caminhada pelo centro de Vila Mariante, o prefeito Jarbas da Rosa reforçou pleitos quanto a recursos para reconstrução de escola, posto de saúde, estradas, pontes e casas.
Foi destacado a dificuldade burocrática para acessar recursos dos programas federais e estaduais, mesmo com projetos já cadastrados. Rosa também cobrou a liberação de recursos específicos para o setor empresarial. Apenas em Venâncio Aires 520 empresas foram afetadas pelas águas, principalmente, pelo Arroio Castelhano e Rio Taquari. “Até o momento essas empresas não receberam nenhum recurso subsidiado para uma retomada mais tranquila”, reforçou o prefeito.
O município reivindica ao governo federal a construção de 220 residências pelo programa Minha Casa, Minha Vida – Calamidade Rural. Cadastramento do projeto foi iniciado e a intenção é beneficiar moradores atingidos tanto pelas enchentes na região de Mariante, quanto pelos deslizamentos de terras na região serrana. Ainda foi reivindicada serenidade na liberação do Auxílio Reconstrução de R$ 5.100 para famílias gaúchas.
Durante a caminhada, moradores sustentaram faixas e cartazes reivindicando agilidade na ajuda federal. Outros municípios que também receberam a visita da comitiva do ministro foram Sinimbu e Candelária. Dentre as autoridades que acompanharam o ministro, estava o secretário de comunicação institucional do governo, Maneco Hassen.