Temporada 2024 do Trem dos Vales é cancelada

turismo

Temporada 2024 do Trem dos Vales é cancelada

Prioridade da operadora dos passeios é a segurança dos passageiros

Por

Temporada 2024 do Trem dos Vales é cancelada
Foto: Kadu Bernardi

Os eventos climáticos no Rio Grande do Sul, ocorridos há mais de um mês, vêm exigindo mudanças e adaptações em diferentes setores do Vale, incluindo o turismo e seus produtos. Um dos principais atrativos do período, o Trem dos Vales anuncia oficialmente o cancelamento da temporada 2024, que estava programada para iniciar nos próximos dias.

O cancelamento vai ao encontro das dificuldades enfrentadas pela ferrovia, especialmente no trecho que compreende o passeio, comprometido pelas movimentações do solo. “Estamos em constante diálogo com a Rumo Logística para entender a extensão dos danos e garantir que as medidas de reparo sejam as mais adequadas e ágeis”, complementa o Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

A prioridade da operadora dos passeios, conforme Fontana, é a segurança dos passageiros. “Queremos assegurar que o Trem dos Vales retorne, mas com total integridade e confiabilidade. Sabemos que esta pausa é crucial para garantir experiências futuras excepcionais”, complementa.
A equipe responsável pela organização dos passeios aguarda um parecer da Rumo para reavaliar novas possibilidades. Em situação normal, a operação deveria iniciar no dia 06 de julho, abrindo a 6ª temporada de passeios que seguiria até dezembro, registrando, pela primeira vez, 92 viagens em 46 dias.

O Trem dos Vales é um dos principais indutores do turismo regional. O passeio de edição comemorativa que opera entre as cidades de Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé injetou R$18 milhões na economia regional somente entre as temporadas de 2022 e 2023, número que não leva em consideração a venda de bilhetes, mas sim o investimento médio feito pelos turistas que fazem o passeio e também visitam, compram e prestigiam empreendedores e prestadores de serviços locais.

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), e conta com o apoio e cooperação da Rumo Logística.

Acompanhe
nossas
redes sociais