Estudo revela recorde histórico de cheia na região do Rio das Antas

ESTADO

Estudo revela recorde histórico de cheia na região do Rio das Antas

Software indica que média mensal de vazão na usina 14 de Julho em maio ficou 28% acima do maior número registrado na história

Por

Estudo revela recorde histórico de cheia na região do Rio das Antas
Foto: divulgação
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A vazão natural média registrada em maio de 2024 na Usina Hidrelétrica 14 de Julho, no Rio Grande do Sul, quando ocorreu a ruptura parcial da barragem, já é um recorde histórico. O mês com a maior média mensal de vazão natural na região do Rio das Antas havia sido, até então, em maio de 1941, com 2.048 m³/s. A média mensal atual correspondente à mesma bacia é de 2.623 m³/s, ou seja, 28% acima da maior média já registrada na história.

O dado foi coletado a partir das análises do Climex, um software inovador desenvolvido pelo Lactec em parceria com a Norte Energia. O objetivo é identificar eventos climáticos extremos e ajudar na projeção de chuvas nas bacias hidrográficas que compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN). Algumas metodologias utilizadas na pesquisa incluem o uso de Inteligência Artificial, especialmente Machine Learning, que auxiliam a compreender eventos climáticos extremos e os fatores que os influenciam, como El Niño e La Niña, até os antrópicos, ou seja, as mudanças provocadas pelo ser humano.

Entre as suas funcionalidades, a ferramenta auxilia o setor elétrico frente às consequências geradas pelas mudanças climáticas para a produção de energia, especialmente no Brasil, onde 55% da matriz energética é gerada em usinas hidrelétricas. “A ferramenta oferece subsídios para compor análises mais precisas sobre as consequências dos eventos extremos para o sistema elétrico, trazendo maior previsibilidade e auxiliando no desenvolvimento de planos de atuação mais eficientes”, diz o pesquisador da área de Meio Ambiente – Hidrologia, do Lactec, João Paulo Jankowski Saboia, responsável pelo estudo. O desenvolvimento do software está entre as especialidades da área de Hidrologia do Lactec, que dá suporte a estudos ambientais, energéticos e planejamento urbano de diferentes atividades humanas.

Acompanhe
nossas
redes sociais