A nova elevação do nível do rio Taquari nessa segunda-feira, 17, suspendeu aulas em diferentes escolas do Vale. Situação é percebida em pelo menos oito municípios, em instituições públicas e privadas. Diretores avaliam possibilidade de retorno.
Atingido pelas enchentes de setembro de 2023 e maio deste ano, o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), cancelou as atividades na instituição durante o dia de ontem. As aulas retornam nesta terça-feira, 18.
Nessa segunda-feira, a água atingiu o campo e parte do ginásio da escola, que começa a ser afetada a partir da cota 21. As atividades também foram canceladas em Roca Sales.
“As medições na Região Alta oscilaram bastante durante a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira. Também consideramos a perspectiva de subida em Lajeado após a estabilização na região alta”, destaca o diretor do colégio, Rodrigo Ulrich.
O diretor afirma que na noite de domingo, 16, a equipe do colégio retirou os materiais do livro e do ginásio. Na manhã de ontem, seguiu-se o trabalho de manejo de outros materiais, de acordo com o plano de contingência, dependendo da evolução da cheia.
Pela região
Em Roca Sales, as aulas nas Emefs Perpétuo Socorro, Sagrada Família, Dom Pedro I e Emei Cantinho da Amizades também estiveram suspensas na segunda-feira. Nas demais instituições do município, o atendimento permaneceu normal.
O Governo de Estrela também suspendeu as aulas de toda a rede municipal de educação na segunda-feira. Por conta da elevação das águas do rio Taquari e dos volumes de água previstos, o atendimento permanece suspenso na terça-feira, 18.
Estaduais
Já na rede estadual, conforme dados da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre), pelo menos cinco escolas tiveram aulas suspensas na segunda-feira, já que não havia transporte escolar, devido à condição das estradas. Entre elas, a EEEF Antônio de Conto, de Encantado, EEEM Pouso Novo, EEEF Henrique Geiss, de Marques de Sousa e a EEEM José Plácido de Castro, de Relvado.
Em um primeiro momento, a suspensão era apenas para essa segunda-feira, mas a 3ª Cre estado avalia cada situação de forma isolada e de acordo com as condições de cada município.
Já a EEE João de Deus, de Cruzeiro do Sul, tem aulas suspensas por estar localizada em um morro do município com risco de desmoronamentos.
BOX
Confira aulas suspensas no Vale
Lajeado
Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) – segunda-feira, com retorno nesta terça-feira
Estrela
Toda a rede municipal de ensino – segunda e terça-feira
Roca Sales
Colégio Evangélico Alberto Torres – segunda-feira, com retorno nesta terça-feira
Emef Perpétuo Socorro – segunda-feira
Emef Sagrada Família – segunda-feira
Emef Dom Pedro I – segunda-feira
Emei Cantinho da Amizades – segunda-feira
Estaduais
EEEF Antônio de Conto, de Encantado – segunda-feira
EEEM Pouso Novo, de Pouso Novo – segunda-feira
EEEF Henrique Geiss, de Marques de Sousa – segunda-feira
EEEM José Plácido de Castro, de Relvado – segunda-feira
EEE Joao de Deus, de Cruzeiro do Sul – interditada
*As aulas dessas escolas podem continuar suspensas caso as condições das cheias não estabilizem