Ponte de Mariante será duplicada até 2027, afirma Sacyr

RSC-287

Ponte de Mariante será duplicada até 2027, afirma Sacyr

Estrutura na RSC-287 interliga os municípios de Venâncio Aires e Bom Retiro do Sul

Ponte de Mariante será duplicada até 2027, afirma Sacyr
Estrutura ficou danificada após a enchente de maio
Venâncio Aires

Em reunião, o diretor-geral da Rota Santa Maria, Leandro Conterato, anunciou que a duplicação da ponte de Mariante sobre o Rio Taquari na RSC-287, entre Venâncio Aires e Bom Retiro do Sul, será realizada em até três anos, ou seja, até 2027. A concessionária é responsável pela rodovia e integra o Grupo Sacyr.

Além disso, o diretor afirmou que um estudo será realizado para saber qual será a dimensão da ponte, prevendo novas enxurradas, e provavelmente a construção de galerias próximo à estrutura, onde a pista foi levada pela água. “Com a construção de galerias, a água terá mais vazão para seguir seu curso, e com isso, auxiliar na contenção da subida do nível do rio neste local.”

A reunião ocorreu no formato virtual, na sexta-feira, 14. Na ocasião, o secretário da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch afirmou que pensar uma segunda ponte é fundamental para evitar um possível colapso. Em caso de abalos na ponte atual, a ligação entre o Vale do Rio Pard oe região central com a região metropolitana estaria comprometida, já que a construção de uma nova ponte levaria muito tempo.

“Temos que pensar que a ponte atual, com 576 metros de extensão, foi inaugurada em 1958, e portanto, ela já tem 66 anos, e talvez não tenha estrutura nem altura prevista para chuvas tão fortes e recorrentes como estão ocorrendo, e que podem vir a se repetir”, destacou Schuch.

Acompanhe
nossas
redes sociais