Defesa Civil e Inmet emitem alerta para chuva intensa e alagamentos no Vale

TEMPO

Defesa Civil e Inmet emitem alerta para chuva intensa e alagamentos no Vale

Até segunda-feira, dia 18, volumes de chuva acumulados podem variar entre 100 e 200 milímetros

Por

Atualizado sábado,
15 de Junho de 2024 às 19:49

Defesa Civil e Inmet emitem alerta para chuva intensa e alagamentos no Vale
Alerta laranja do Inmet sinaliza para a possibilidade de chuva entre 60 e 100 mm/dia neste domingo (Reprodução/Inmet)
Vale do Taquari

Para o domingo, dia 16, a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas e alagamentos no Vale do Taquari. O alerta, que foi expedido pela Sala de Situação do estado, destaca a previsão de fortes tempestades com índices de precipitação de até 60 a 100 mm/dia, ventos e a possibilidade de queda de granizo.

A classificação do alerta é laranja, indicando perigo e a possibilidade significativa de ocorrência de eventos meteorológicos severos. A Defesa Civil informou que o alerta é válido do dia 15 até o dia 18 de junho, com volumes de chuva acumulados previstos entre 100 e 200 milímetros, podendo atingir várias localidades do Vale do Taquari.

Para monitorar e responder a esta situação, a Sala de Situação está acompanhando continuamente as condições hidrometeorológicas durante todo o período. Além disso, a Defesa Civil está em comunicação constante com as prefeituras da região para coordenar e implementar medidas preventivas que possam mitigar os impactos das tempestades.

Como parte das ações preventivas, um helicóptero da Brigada Militar foi enviado à unidade da Campestre em Lajeado na tarde de hoje. Com uma tripulação de cinco membros, o helicóptero está preparado para auxiliar na remoção de famílias em áreas de risco, particularmente em locais onde possa haver deslizamentos.

PREVISÃO DO TEMPO

  • No domingo (16) as chuvas se intensificam sobre a metade Norte, Missões, Vales, Centro e Costa Doce. Os volumes variam entre 40 e 90 mm/dia, podendo passar dos 110 mm/dia;
  • Na segunda-feira (17) a instabilidade avança sobre áreas da metade Norte e metade Leste. Os volumes variam entre 40 e 80 mm/dia, podendo passar dos 100 mm em áreas de divisa com Santa Catarina;

Acompanhe
nossas
redes sociais