Univates e Estado firmam parceria para mapeamento de conjuntos habitacionais 

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Univates e Estado firmam parceria para mapeamento de conjuntos habitacionais 

Dos 100 conjuntos no RS, 47 estão no Vale do Taquari, conforme estimativa 

Por

Atualizado sexta-feira,
14 de Junho de 2024 às 10:31

Univates e Estado firmam parceria para mapeamento de conjuntos habitacionais 
(Foto: Pedro Marmitt)
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Univates foi contratada pelo governo estadual, por meio da Sedur, para mapeamento técnico geral do RS. A gerente comercial da área de relacionamento com o mercado da Univates, Cintia Agostini menciona, que estima-se ter no estado 100 conjuntos habitacionais. Destes, 47 estão na região do Vale do Taquari.

As áreas onde tiveram um conjunto de residências com a infraestrutura abalada ou destruídas, são consideradas conjuntos habitacionais. Estes, serão revisitados para realização de laudos técnicos. “Nesse momento, tem que se fazer o laudo dessas moradias, para buscar recursos públicos, revisar financiamentos, planejar para onde vão essas pessoas e o que será feito naquela região”, explica Agostini.

O prazo de entrega destes laudos técnicos, é de 90 dias. Após a entrega, com o aval dos órgãos competentes e com uma área de terra que seja compatível com as necessidades, se iniciam a construção das casas. Famílias que tem renda de até R$ 4,4 mil receberam uma moradia do governo. As que não se encaixam nesse critério, terão a disponibilidade de acessar linhas especiais de financiamento.

Além dos mapeamentos, a instituição também está responsável pela validação e verificação de todos os laudos individuais de pontes, estradas e casas que forem feitas no estado. “Na enchente passada, os laudos eram feitos e quando chegavam nos órgãos responsáveis, eles estavam incorretos e o recurso não era liberado. Atualmente estamos falando de 100 mil laudos”, ressalta a gerente comercial.

Confira a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais