Com aumento de 30% na demanda de saúde, município amplia horários de atendimentos

SAÚDE EM LAJEADO

Com aumento de 30% na demanda de saúde, município amplia horários de atendimentos

Posto do Montanha fica aberto das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, até fim de setembro. Maior procura no período de inverno é devido às síndromes respiratórias

Por

Com aumento de 30% na demanda de saúde, município amplia horários de atendimentos
Durante Operação Inverno, Posto de Saúde do Montanha atende também à noite, das 18h às 22h. Foto: Bianca Mallmann
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As baixas temperaturas propiciam a disseminação de doenças como as síndromes respiratórias, além de maior circulação de vírus como o da influenza e lotam os sistemas de saúde. Historicamente, em Lajeado, é percebido um aumento de até 30% na demanda por atendimentos nos postos de saúde, UPA ou hospital no período. Por isso, o município amplia, desde 3 de junho, os atendimentos no Posto de Saúde do bairro Montanha.

Além do horário normal, das 7h30min às 18h, quando são atendidos usuários dos bairros de referência do posto de saúde do Montanha, a equipe de médicos e enfermeiros também atua das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, até o fim de setembro.

Chamada de Operação Inverno, essa organização já foi feita no ano passado. Agora, no entanto, ainda está aberta a farmácia e são entregues medicamentos com prescrição médica. Além disso, estão disponíveis testes rápidos de Covid-19 e dengue.

“O principal objetivo é aumentar nossa capacidade de consultas médicas por conta dos agravos que temos no período do inverno”, destaca a coordenadora médica da atenção primária da Secretaria de Saúde, Giovanna Athayde.

A profissional destaca que a equipe do turno da noite no posto de saúde é composta por dois médicos, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e setor administrativo. Além disso, há a administração de medicamentos intravenosos caso necessário, assim como hidratação. O local está aberto a toda a população de Lajeado. Apesar do foco em doenças respiratórias, atendimentos a outros sintomas de baixa complexidade também podem ser feitos no período.

“Nós estamos com uma média de 20 atendimentos por dia nesse turno. Mas a gente observa um alto número de atendimentos na UPA ainda”, reforça a profissional.

Baixa procura por vacinas

Giovanna destaca que a escolha pelo Posto do Montanha para o atendimento ampliado se deve à estrutura física, com maior quantidade de consultórios e locais de observação dos pacientes, além do fácil acesso por estar localizado próximo à ERS-130, e próximo à UPA, caso haja necessidade de encaminhamento.

De acordo com a profissional, no período, a faixa etária que mais procura o atendimento após às 18h é de 18 a 60 anos.

Ela ainda destaca que a procura pela vacina contra a influenza, disponível em todos os postos, continua baixa no município e ressalta a importância da vacinação para diminuir o contágio, mas também a gravidade da doença.

O Posto de Saúde do bairro Montanha fica localizado na Rua João Sebastiany, 1312.

Acompanhe
nossas
redes sociais