Chuva de 150mm em quatro dias alerta, mas risco de cheia é baixo

VALE DO TAQUARI

Chuva de 150mm em quatro dias alerta, mas risco de cheia é baixo

Defesa Civil do RS não descarta transbordamento de arroios e córregos. Alerta exclui o Rio Taquari

Por

Chuva de 150mm em quatro dias alerta, mas risco de cheia é baixo
Modelo alemão de meteorologia indica volume médio de 100 a 150mm em quatro dias (Imagem: reprodução)
Vale do Taquari

Um corredor de umidade traz condição de chuva a partir de sábado, 15. Institutos projetam instabilidades mais fortes de forma isolada. Estão previstos dois picos com maiores volumes, um no domingo, 16, onde a precipitação média esperada é de 50mm. Já no início da próxima semana, uma frente fria provoca mais chuva. Para quarta-feira, 19, estão projetados 40mm.

Essa condição de enxurradas pode provocar o trasbordamento de pequenos córregos, arroios e também o alagamento de áreas com sistema de drenagem comprometido pelos episódios recentes. Segundo o meteorologista Daniel Caetano, da UFSM, não é esperado um cenário igual ao de maio.

“Os volumes mais intensos serão isolados, diferente da outra vez. Não temos nada que indique situação extrema. O solo segue encharcado e locais onde o rio não voltou ao leito normal pode sim trazer transtornos”, alerta Caetano.

Boletins meteorológicos divulgados pela MetSul nesta sexta, destacam que os maiores volumes no RS são esperados para a região noroeste, que compreende a bacia hidrográfica do Rio Uruguai. Nessas áreas os acumulados em quatro dias pode passar dos 200mm. Para a área do Vale do Taquari, a projeção é de 100 a 150mm.

Acompanhe
nossas
redes sociais