Empresas apostam em evento como símbolo da retomada

Expovale + Construmóbil

Empresas apostam em evento como símbolo da retomada

Programação foi mantida por Acil e governo municipal, mesmo após enchente histórica. Novos patrocinadores se somam aos que já haviam sido definidos para a promoção da maior feira do Vale

Por

Empresas apostam em evento como símbolo da retomada
Evento está programado para novembro, no Parque do Imigrante. (Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Na contramão de um cenário ainda complicado, com eventos cancelados e empresas encerrando atividades, a Expovale + Construmóbil surge no horizonte como uma aposta simbólica do setor produtivo para a retomada econômica da região. O evento está confirmado para novembro e busca ampliar o número de patrocinadores.

Serão nove dias de programação no Parque do Imigrante, distribuídos ao longo de duas semanas. A confirmação do evento serviu como uma injeção de ânimo em empreendedores locais. Para a própria Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) é uma forma de recuperar a autoestima após a destruição causada pela enchente de maio.

A entidade mobilizou várias frentes de suporte aos associados, sendo que a Expovale é considerada uma forma de auxiliar os negócios das empresas. Contatos com expositores também foram retomados. Cerca de 65% dos espaços do evento já foram comercializados. Nos próximos dias, a comissão organizadora terá reunião com a Secretaria de Turismo do RS.

“O fato de nós insistirmos em fazer a feira é justamente para incentivarmos expositores, patrocinadores e o público. Muitos nos procuraram após a enchente falando que queriam a continuidade da feira, visto que outras foram canceladas ou transferidas. Então é uma forma de incentivarmos essa retomada”, salienta a presidente da Expovale 2024, Graciela Black.

Símbolo da união

Uma das mais recentes empresas a fechar patrocínio com a Expovale + Construmóbil é a Diamond. A decisão, segundo o diretor Gustavo Schmidt, vai ao encontro do que a empresa pensa e como enxerga o momento atual do Vale, de união de esforços.

“Estamos percebendo que a comunidade, as empresas, a sociedade e o poder público se uniram para a retomada. São várias iniciativas que buscam resolver problemas criados pela enchente, fazendo com que a atividade econômica volte a funcionar. E, com isso, se mantém o trabalho e a renda das pessoas”, salienta.

Para Schmidt, a divulgação da feira tende a engajar mais pessoas com o propósito de fazer da Expovale um grande evento. “Vamos mostrar de novo nossas empresas para o Estado. E é muito importante para nós esse momento, de falar sobre a feira. Essa Expovale será um marco para o nosso Vale”.

Contribuir e somar

Na mesma linha, a diretora da BrasRede, Raquel Schwambach, considera a Expovale como uma oportunidade para o Vale mostrar ao resto do RS que permanece forte e pujante. “Vamos ter meses de trabalho pela frente, mas é uma feira onde vamos poder nos reunir, mostrar o que temos e até mostrar para a governança como somos importantes para o país”, comenta.

Raquel lembra que a Expovale foi o pontapé inicial para a sua empresa participar de outros eventos e feiras regionais e, por isso, entende como fundamental a presença num momento de “renascimento” do Vale. “Sofremos muito desde setembro. Perdemos vidas, rodovias e pontes, mas nem por isso temos o direito de desistir. Estaremos presentes para contribuir e para somar”.

Compromisso com a comunidade

No ano de seu centenário, a Fruki Bebidas enxerga, na Expovale + Construmóbil 2024, uma forma de reforçar o compromisso da empresa com o fortalecimento da comunidade regional. Por isso, a CEO, Aline Eggers Bagatini se diz orgulhosa em patrocinar o evento.

“O momento é de estarmos juntos e apoiarmos a economia local. Não vamos ficar falando de coisa triste. Então, acreditamos muito na força das empresas daqui para superarmos esse momento tão difícil”, destaca Aline.

Também é uma oportunidade de reforçar valores praticados por uma das maiores empresas da região. “Juntos, podemos construir um futuro mais próspero e sustentável, e essa iniciativa reforça os nossos valores, de responsabilidade social, resiliência e solidariedade”.

Vitrine

Presente novamente na Expovale + Construmóbil, a Florestal Alimentos é outra marca que aproveita a programação e a grande presença de público para se aproximar das pessoas. “Já fomos parceiros em outros anos e entendemos que é uma ótima vitrine para a marca estar envolvida e fomentar o entretenimento e a alegria”, frisa a gerente de marketing, Clarí Schneider.

Para ela, a importância da realização de um evento como este ultrapassa as fronteiras da região, em virtude da importância econômica do Vale para todo o RS. “Entendemos que é extremamente importante essa retomada para continuarmos firmes e fortes nessa reconstrução”.

Expovale + Construmóbil 2024

  • Quando:
    de 7 a 10 e 13 a 17 de novembro
  • Local:
    Parque do Imigrante
  • Patrocinadores:
    Grupo Fasa, Diamond, Sicredi, Fruki Bebidas e Grupo Imec (ouro); Florestal Alimentos, Benoit e Girando Sol (prata); Brasrede (bronze).

Acompanhe
nossas
redes sociais