Força-tarefa inicia recuperação de estradas e acessos do interior de Estrela

CONSEQUÊNCIAS DA ENCHENTE

Força-tarefa inicia recuperação de estradas e acessos do interior de Estrela

Trabalho coordenado pelo governo municipal começa na comunidade de Arroio do Ouro e Figueira, uma das mais atingidas pela força das águas

Por

Força-tarefa inicia recuperação de estradas e acessos do interior de Estrela
Trabalho intenso é realizado desde as primeiras horas da manhã. (foto: Giovane de Souza/divulgação)
Estrela

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e com apoio da pasta da Infraestrutura Urbana, iniciou nesta quarta-feira, 12, uma intensa força-tarefa para a recuperação de 184 km de vias, estradas e acessos a propriedades no interior do município.

As recentes enchentes devastaram extensas áreas rurais, afetando diretamente a produção agrícola, um dos pilares econômicos de Estrela e região, e de acordo com o Executivo municipal a recuperação destes trechos é fundamental para uma gradual busca da normalidade no campo e para quem depende dele direta e indiretamente.

As enchentes trouxeram sérios prejuízos para a produção rural n acidade, conhecida pela diversidade e força no setor agrícola. Hoje, cerca de 30% do PIB estrelense vem do setor agrícola. A destruição das vias de acesso dificultou a logística, afetando fornecimento de insumos ao campo e posterior matéria-prima para indústrias locais, colocando em risco a produtividade de grandes produtores e a sobrevivência de micro e pequenos, que dependem mais da venda direta de produtos primários, além da alimentação dos próprios animais.

Operação começou pelas comunidades de Arroio do Ouro e Figueira, fortemente castigadas. (Foto: Giovane de Souza)

As comunidades de Arroio do Ouro e Figueira, duas das mais atingidas pelas enchentes, será (foi) o ponto de partida para os trabalhos de recuperação que deve seguir nos próximos dias. A operação, antes já realizada com maquinário da prefeitura, agora terá o reforço de equipe terceirizada contratada, e contará com dezenas de máquinas pesadas, incluindo escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões, tratores esteira e pá-carregadeiras, além de utensílios essenciais para a reconstrução das vias. A expectativa é que, com o trabalho intensivo, as principais rotas estejam recuperadas em breve, permitindo o retorno das atividades econômicas e pessoais.

“O impacto das enchentes foi devastador para nossa comunidade rural. Esta força-tarefa é crucial para restabelecer a normalidade e garantir que nossos produtores possam não apenas retornaram para suas propriedades, como é o caso de alguns, mas também o quanto antes retomarem suas produções e a escoarem com segurança e eficiência”, afirma o prefeito de Estrela, Elmar Schneider.

Trabalho visa facilitar a retorno de suas famílias para suas casas e a retomada da produção rural, de forte importância pra economia regional e estadual

Para o secretário de Agricultura, Paulo Scheeren, é preciso se pensar em todas as áreas e frentes de atuação. “Não se trata de apenas recuperar a área de produção. A recuperação das estradas é vital não só para a economia local, mas também para a segurança e bem-estar das comunidades afetadas. A retomada da produção agrícola e do fornecimento de matéria-prima é essencial para evitar um efeito cascata de prejuízos em diversos setores paralelos. Basta ver pela escassez de alguns produtos cuja origem está no campo. Alguns itens estão com menor oferta e o preço final de muitos produtos está mais elevado nos mercados de todo o Brasil, o que também mostra a força do campo do RS.”

Para Scheeren, medidas que parecem menores também podem contribuir muito para a retomada. “Mesmo o mercado de pequeno consumo individual, ou por famílias, mas que no fim tem uma grande importância para a economia e a população como um todo, não podem ser esquecidos”, diz ele, ao citar que uma das primeiras ideias da Agricultura local após a enchente foi, mesmo que em local improvisado, logo dispor da Feira do Produtor, que teve sua estrutura original destruída. “E tem sido um sucesso.”

Acompanhe
nossas
redes sociais