Atingidos pela cheia com financiamento habitacional podem acionar seguro

ENTREVISTA

Atingidos pela cheia com financiamento habitacional podem acionar seguro

Valor pode ser liberado em três dias, caso não haja necessidade de vistoria

Atingidos pela cheia com financiamento habitacional podem acionar seguro
Foto: Arquivo / Grupo A Hora

Após as recentes enchentes, os moradores afetados que possuem financiamento habitacional têm a opção de acionar o seguro. A medida visa auxiliar os proprietários de imóveis a lidar com os prejuízos causados pelas cheias, oferecendo suporte financeiro para reparos e reconstrução.

O superintendente da Caixa na serra gaúcha, Marcio Reolon, ressalta que após a solicitação, e não havendo a necessidade de vistoria, o valor é liberado em até três dias. Reolon manifesta, que este seguro cobre exclusivamente a infraestrutura da casa e pode ser solicitado através do telefone 0800 104 0104. Para os seguros feitos a parte, relacionados a perda de objetos, o telefone para contato é 0800 722 4923.

O saque calamidade, que vem sendo liberado de forma gradual para diversos municípios, pode ser solicitado por meio do aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa. Para efetivar a solicitação é necessário, um documento com foto e um comprovante de residência. Os indivíduos que não possuem comprovante, devem procurar o governo municipal para fazerem uma declaração afirmando que o individuo reside na área atingida.

Para os municípios que moram em áreas atingidas pela cheia, em alguns casos devido a uma rua, pode acontecer do protocolo ser indeferido. O superintendente explica, que isso acontece devido à planilha informada pelo governo e que essa base de dados pode ser atualizada ao longo do tempo.

Em relação à suspensão de pagamento das parcelas do contrato habitacional, a pausa se estende durante seis meses. A proposta é valida para aqueles que estão em dia com as dívidas, mas também aos inadimplentes. “Pode solicitar a incorporação do que está em atraso e ainda solicitar mais seis na pausa do contrato”, ressalta o Reolon.

No momento as agências dos municípios de Arroio do Meio e Muçum, continuam com atendimento suspensos. As unidades de Cruzeiro do Sul e Roca Sales, estão sendo atendidas através do Caminhão Caixa.

A instrutura oferece os serviços típicos de uma agência, sem a funcionalidade de numerário e saques.“Ao decorrer da semana vamos viabilizar essa situação, agora estamos priorizando que todas as cidades tenham algum tipo de atendimento digno na busca de benefícios”, finaliza o superintendente Marcio Reolon.

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