Desde o início da manhã desta terça-feira, 30, o governo de Lajeado, tem retirado moradores de áreas de risco e encaminhando eles a ginásios municipais. Atualmente, há mais de 280 pessoas, divididas entre o Centro Esportivo Municipal (CEM) e o Parque do Imigrante, porém número segue crescendo.
Neli de Oliveira foi a primeira a chegar no ginásio do Centro Esportivo Municipal, no bairro São Cristóvão, em Lajeado. Moradora na Avenida Beira Rio, no bairro Morro 25, ela tinha perdido tudo na enchente de setembro, por não sair de casa há tempo. Desta vez, não esperou a água bater na porta de casa para sair.
No momento a defesa civil trabalha com a remoção de famílias nas áreas inundáveis de quem mora nas costas de 24, 25 e 26 metros. Moradores nas cotas entre 27 e 28 metros, devem se preparar para remoção.
Doações
O ponto oficial de coleta do município será o Centro Recrie, na rua Irmando Weisheimer, 839, no bairro Montanha. OS itens solicitados são itens de higiene, limpeza, colchões, roupas de cama, toalhas, alimentos não perecíveis e leite. No momento, não é necessário a doação de roupas.