Acil debate iluminação pública e saneamento em Lajeado

ENTREVISTA - CONEXÃO REGIONAL

Acil debate iluminação pública e saneamento em Lajeado

Setor de infraestrutura da associação empresarial defende parcerias com iniciativa privada e debate amplo em conjunto com governo municipal e demais entidades

Acil debate iluminação pública e saneamento em Lajeado
Scapin é o responsável pelo setor de infraestrutura da Acil (Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Ao mesmo tempo em que lidera movimentos para resolver impasses ligados à duplicação da BR-386 e observa o projeto de concessão das rodovias gaúchas, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) amplia a avaliação sobre os serviços de iluminação pública e saneamento básico no município. As pautas foram elencadas pelo diretor de infraestrutura da associação empresarial, Nilto Scapin, em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora, nesta quinta-feira, 11.

Conforme Scapin, os dois serviços são essenciais na estrutura para o crescimento e qualidade de vida da população e interferem em aspectos como segurança, valorização de áreas, aspectos ambientais e no planejamento estratégico para o futuro de Lajeado. “Estamos atentos a iluminação pública de Lajeado que precisa ir para uma PPP bacana e rápida. Queremos saber o que pensa o governo municipal, colocar o que defendemos e construir soluções conjuntas”, explica.

Em maio de 2023 Lajeado assinou o edital para substituição das lâmpadas atuais com modelos mais modernos, de LED. A operação reduziria em 60% o custo com iluminação pública e representa um investimento superior a R$ 340 milhões. A PPP está em análise pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).Sobre o plano de saneamento básico, a estratégia é parecida e inclui conversa com o poder público e

entendimento das demandas estruturais no tratamento de esgoto. Em 2023, o prefeito Marcelo Caumo criticou o serviço prestado pela Corsan, arrematada pela Aegea em leilão também no ano passado. O prefeito também anunciou um estudo econômico-financeiro para avaliar o contrato encerrado após 25 anos e ver quais condições foram cumpridas e o que ficou pendente. “Tudo é custo e mexe no bolso das pessoas e temos que tentar causar o menor impacto no bolso da sociedade”, alerta Scapin.

Obras na BR-386
O diretor da Acil comemora a retomada das obras para duplicação da BR-386, porém reitera a necessidade de discutir pontos do projeto e possíveis alterações. A maior solicitação é quanto a “ponte seca”, onde o pedido é alterar o modelo de acesso ao perímetro urbano e demais formatações da estrutura. “Apostamos no diálogo com a CCR, fizemos solicitamos e aguardamos o retorno, a devolutiva da concessionária. Caso não ocorra a resposta é possível que se acione o Ministério Público”, confirma.

A CCR ViaSul confirmou o Consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas OECI (empresa da antiga Odebrecht) e Power China, para retomada das obras na BR-386. O grupo será responsável pela duplicação entre Marques de Souza e Lajeado e das faixas adicionais entre Lajeado e Estrela, na BR-386. As obras serão retomadas a partir da próxima segunda, 15.

Assista a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais