Projeto de lei encaminhado pelo Executivo à câmara de vereadores prevê uma nova sede à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Uma permuta possibilitará a construção de um espaço à pasta no bairro Bom Pastor. Em paralelo, a área atual, no Montanha, será incorporada pela empresa Bebidas Chiamulera.
Não é de hoje que o governo estuda transferir a Secretaria para uma outra localidade da cidade. Nos últimos anos, cresceram o número de reclamações de moradores, por conta da circulação de máquinas pesadas na rua Paulo José Schlabitz.
O prefeito Marcelo Caumo lembra que a secretaria irá para uma região em plena expansão na cidade e que precisa de serviços do município. “A nova construção modernizará a pasta. Além de mais espaço no novo local, teremos melhores condições para os estoques, oficinas, escritórios e demais setores”, pontua.
A Secretaria de Obras é uma das pastas de maior orçamento da cidade, abaixo apenas das pastas da Saúde e Educação. Também conta com um número expressivo de servidores efetivos e terceirizados. O novo espaço, conforme Caumo, também dará ganhos logísticos para o órgão.
Ofício protocolado
A mudança da Secretaria para outra localidade atende a uma reivindicação da Associação de Moradores do Bairro Montanha. Após ouvir a vizinhança, a entidade protocolou, em fevereiro, um ofício na administração municipal solicitando a realocação da pasta. Dois meses depois, a comunidade recebe com satisfação o anúncio do prefeito.
“Justificamos essa solicitação devido ao impacto negativo causado pelo intenso fluxo de cargas pesadas, movimentação de brita, areia e poeira gerados pelo parque de máquinas. Essa situação tem comprometido significativamente o conforto e qualidadede de vida dos residentes locais”, cita o documento.
A secretária da entidade, Silvane Kohlrausch, comenta que houve também ampla aceitação da proposta de ampliação da fábrica da Chiamulera. “É uma obra muito bem vista, pelo menos nas reuniões que nós fizemos, todos se mostravam favoráveis. Os caminhões deles são fechados e carregam outro tipo de produto. Não causam transtornos”.
Grande incentivo
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, a permuta representa um grande incentivo para a Chiamulera, que vai adquirir uma área de terras que possibilitará a expansão das atividades e ampliação da capacidade produtiva.
“É uma empresa que tem feito muita exportação, então certamente isso vai dar um retorno financeiro para o município, além de continuar gerando vagas de emprego no município. Então, é um movimento pertinente para ambos, Lajeado e Chiamulera”, frisa
Bücker lembra que muitas empresas recebem propostas para se instalarem em outros municípios e, por isso, iniciativas como essa se fazem necessárias. “Possibilitar a um empreendedor que ele possa continuar investindo em Lajeado é um grande ganho”.
Empresa em expansão
- Fundada em 1986, a Bebidas Chiamulera teve sua origem ligada à produção de aguardente de cana. No início, tinha atuação regional. Aos poucos, porém, ampliou a área de abrangência para todo o RS e, em seguida, chegou também aos estados de Santa Catarina e Paraná;
- Reposicionamento da marca, em 2000, veio acompanhado do lançamento de linhas de produtos inéditos até então, como coquetéis, cachaças, vodkas e licores. São itens que estão até hoje no portfólio da Chiamulera;
- Nos últimos anos, a empresa mantém um ritmo de expansão. No ano passado, foi uma das empresas agraciadas com o prêmio Exportação RS, pela quarta vez consecutiva. Na última lista das 100 empresas com maior Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Lajeado, apareceu na 31ª colocação.