Mais uma edição do Pratas da Casa inicia e coloca em evidência talentos regionais de todas as idades. Com o tema anos 80 para os adultos, este ano, a categoria kids também se destaca, com a participação de 12 crianças ao longo dos meses. Para abrir a temporada, o programa da Rádio A Hora 102.9, que leva o mesmo nome do projeto, apresentou uma noite especial no Leopoldo 47, ontem.
O momento foi marcado pela entrevista com os primeiros a se apresentarem no Pratas da Casa 2024: Ezequiel Gaiteiro na categoria kids, e a banda Tchê Rock com resgate à música dos anos 80. O programa é apresentado pelo radialista Rangel Felipe, que também comanda os shows que ocorrem uma vez por mês até dezembro.
Ezequiel Gaiteiro e Tchê Rock se apresentam no dia 16 de abril, no Centro Cultural Celso Bronstrup, em Estrela, onde ocorrem todas as etapas do projeto nesta edição. A final será em dezembro e, até lá, serão sempre dois artistas a se apresentarem por noite. Os shows ainda possuem caráter beneficente, com a arrecadação de alimentos para o Programa Mesa Brasil do Sesc.
O projeto é transmitido ao vivo por meio de live nas redes sociais do Grupo A Hora e YouTube do Pratas da Casa, das 19h às 21h. A iniciativa é do Grupo A Hora e Sesc Lajeado.
R$ 20 mil em prêmios
Ao todo, são mais de R$ 20 mil em prêmios. Os critérios de avaliação incluem a história da banda ou artista, a performance de palco e características dos participantes. Para a premiação, os critérios de avaliação são performance de palco e interpretação, cenário de palco, maior público e voto popular.
Já a primeira edição do Pratas da Casa kids busca revelar talentos mirins e adolescentes na música, além de estimular o desenvolvimento cultural da região. Para os pequenos, a premiação é destinada de acordo com critérios como afinação, ritmo, interpretação, dicção e fidelidade à letra, e postura. A temática é livre, e o repertório deve ter pelo menos quatro músicas. O show pode ter de 30 a 45 minutos.
Para os adultos, o repertório é de 45 a 55 minutos, com homenagem a artistas regionais, nacionais ou internacionais. Além de um repertório que evidencia a música da década, os participantes podem investir em figurino, bailarinos, cenário de palco, entre outros elementos.
Quem faz acontecer
O Pratas da Casa tem patrocínio de Airton Corretor de Seguros, Leopoldo 47, Carlota Beauty, GLar-condicionado automotivo, Comef, Unikids, Loja Polo, Instituto Mix de Profissões, Ótica e Joalheira Amazonas e Ótica Brasil. Além disso, conta com o apoio de Arruda Advogados, Laboratório Lajeado, Clínica Dr. Wilson Dewes, Chiquinho e Tutti’s Pizza.
Calendário de shows
- 16/04 – Kids / Anos 80 – Ezequiel Gaiteiro / Tchê Rock
- 14/05 – Kids / Anos 80 – Pyetra Valentina / Diego Rodrigues
- 11/06 – Kids / Anos 80 – Larissa Sartori / Velho Rock
- 09/07 – Kids / Anos 80 – Joana / Confraria Canjalele
- 13/08 – Kids / Anos 80 – Grupo Vocal Slan / Guris do Rock
- 10/09 – Kids / Anos 80 – Maria Eduarda / Rebobinados
- 08/10 – Kids / Kids – Alice Sartori / Jade Zimmer
- 22/10 – Kids / Kids – Manuela / Igor Zacaria
- 12/11 – Kids / Anos 80 – Gabriel Abichequer Rodrigues / Calibre 12
- 03/12 – Kids / Anos 80 – Luísa Noll / Trio Lumaju
- 10/12 – Evento de Premiação
Sobre os artistas
Ezequiel Dartora Sackser, 8, já se apresenta em CTG`s, escolas, formaturas, aniversários, entre outros eventos. Gosta da cultura gaúcha, é piazito do CTG Pagos de São Rafael e participa da invernada mirim. Também participa da Orquestra do Colégio Sinodal Conventos e já participou de entrevistas nas rádios e na televisão.
A banda Tchê Rock foi criada em abril de 2013, com o encontro de velhos amigos músicos da região, para apresentar tributos ao rock dos pampas. Depois de muitos shows pelo RS e SC, a banda concretizou um tributo efetivo à principal banda do rock do anos 80: O TNT. A Tchê Rock é composta por Jonathan Roveda Pezzini, Cândido Scherer, Eduardo Bucker e Guido Bersch.