A pavimentação asfáltica avança no interior de Venâncio Aires e novos projetos são anunciados para o distrito do Vale do Sampaio. A Prefeitura vai contemplar com pouco mais de 4,8 quilômetros de pavimentação as comunidades de Linha Andreas e Linha Santana. O investimento é estimado em R$ 1,3 milhão.
A empresa vencedora da licitação é a PAP Urbanizadora, de Lajeado, porém o prazo para recursos ainda está em aberto. Caso, nenhuma outra empresa participante da licitação apresente contestação, o trabalho pode iniciar ainda em abril, informa a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza. A empresa terá 120 dias para entregar as duas obras. Além das pavimentações, a empresa também ficará responsável pela terraplenagem, microdrenagem e sinalização.
Andreas
Em Linha Andreas serão pavimentados quase 3 quilômetros. A obra será executada em frente da Associação de Leitura e Canto Jovialidade, fundada em 3 de janeiro de 1892. É lá que está localizada a biblioteca mais antiga do município. Com um acervo de aproximadamente 4 mil volumes, todas as obras são catalogadas e a maioria está em alemão gótico, entre romances e contos. Alguns itens têm mais de 130 anos, muitos da última década do século XIX.
Atualmente, a entidade tem cerca de 200 associados, entre moradores de Venâncio Aires, Santa Clara do Sul, Sério, Boqueirão do Leão e Lajeado. São vários grupos que integram a associação, como a Sociedade de Damas Tulipa, Grupo do Lar Sol Nascente, Grêmio Esportivo Avante, grupos de bocha e carta, e as turmas de carnaval infantil e adulto e coral.
Santana e Teresinha
Em Linha Santana serão quase 2 quilômetros de pavimentação e a obra também será executada em frente da sede comunitária. A Associação Esportiva e Recreativa Santo Antônio também sedia encontros de clubes de mês, bocha e futebol. O primeiro trecho pavimentado no 8º Distrito de Venâncio Aires foi em 2017, quando o asfalto chegou à comunidade-sede do Vale do Sampaio, Vila Teresinha. No trecho de 1.315 metros de estrada foi investido R$ 1 milhão 565 mil.