Impasse criado há quase um ano, a mudança da Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a nova sede pode ganhar um capítulo final em breve. A expectativa – ao menos do Executivo de Lajeado – é de que a troca de endereço ocorra no próximo mês.
Localizado no bairro Campestre, às margens da ERS-130, em um ponto conhecido como “Mato do Daer”, o imóvel é uma contrapartida do município em virtude da incorporação da valiosa área no Centro da cidade. A permuta com o Estado também envolveu a ampliação da ERS-130, entre a Carlos Spohr Filho e a rótula de acesso à Rodoviária.
“A diretoria do Daer nos informou que a mudança seria em maio. É o que nós estamos esperando. Restam pequenos detalhes de mudança, como a questão da rede de computadores. O imóvel está pronto”, frisa o prefeito Marcelo Caumo.
A demanda foi parar no Ministério Público, que precisou entrar em cena após um desentendimento entre Caumo e o superintendente regional do Daer, Fabiano Oliveira, durante reunião no gabinete, em agosto passado.
Diante do impasse gerado na época sobre a desocupação do imóvel no Centro e a ida ao novo espaço, o promotor João Pedro Togni fez a mediação entre as partes. O prazo solicitado pelo Ministério Público, para que o dia exato da mudança fosse informado em janeiro, expirou sem respostas.
“No menor tempo possível”
Em nota encaminhada à reportagem, a direção estadual do Daer informa que equipes trabalham nas obras complementares necessárias para a mudança de sede, “que deverá acontecer nos próximos meses”.
“São obras de infraestrutura e serviços no entorno da nova sede, como alojamento e depósito de materiais. O departamento reafirma que é seu interesse terminar as obras no menor tempo possível para providenciar a mudança para a nova sede”, frisa.
A Superintendência Regional não se manifesta sobre o assunto. Desde o incidente no gabinete do prefeito, a direção estadual, por meio do presidente Luciano Faustino, assumiu as tratativas com o município.
Declínio
Atualmente, a 11ª Superintendência Regional do Daer atende cerca de 40 municípios das regiões dos vales do Taquari e Caí. O órgão já contou com mais de 350 servidores na ativa em Lajeado. Hoje, no entanto, são apenas 28 funcionários, que atendem a uma malha viária que passa dos 700 quilômetros.