Lajeado aguarda mudança do Daer para nova sede em maio

política e cidadania

Lajeado aguarda mudança do Daer para nova sede em maio

Imóvel no bairro Campestre, está praticamente finalizado. Autarquia afirma que a ida ocorrerá “no menor tempo possível”. Após desentendimento em 2023, Ministério Público interviu nas negociações entre as partes

Lajeado aguarda mudança do Daer para nova sede em maio
Depois de oito décadas operando no Centro, superintendência vai se mudar para o bairro Campestre. (Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Impasse criado há quase um ano, a mudança da Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a nova sede pode ganhar um capítulo final em breve. A expectativa – ao menos do Executivo de Lajeado – é de que a troca de endereço ocorra no próximo mês.

Localizado no bairro Campestre, às margens da ERS-130, em um ponto conhecido como “Mato do Daer”, o imóvel é uma contrapartida do município em virtude da incorporação da valiosa área no Centro da cidade. A permuta com o Estado também envolveu a ampliação da ERS-130, entre a Carlos Spohr Filho e a rótula de acesso à Rodoviária.

“A diretoria do Daer nos informou que a mudança seria em maio. É o que nós estamos esperando. Restam pequenos detalhes de mudança, como a questão da rede de computadores. O imóvel está pronto”, frisa o prefeito Marcelo Caumo.

A demanda foi parar no Ministério Público, que precisou entrar em cena após um desentendimento entre Caumo e o superintendente regional do Daer, Fabiano Oliveira, durante reunião no gabinete, em agosto passado.

Diante do impasse gerado na época sobre a desocupação do imóvel no Centro e a ida ao novo espaço, o promotor João Pedro Togni fez a mediação entre as partes. O prazo solicitado pelo Ministério Público, para que o dia exato da mudança fosse informado em janeiro, expirou sem respostas.

“No menor tempo possível”

Em nota encaminhada à reportagem, a direção estadual do Daer informa que equipes trabalham nas obras complementares necessárias para a mudança de sede, “que deverá acontecer nos próximos meses”.

“São obras de infraestrutura e serviços no entorno da nova sede, como alojamento e depósito de materiais. O departamento reafirma que é seu interesse terminar as obras no menor tempo possível para providenciar a mudança para a nova sede”, frisa.

A Superintendência Regional não se manifesta sobre o assunto. Desde o incidente no gabinete do prefeito, a direção estadual, por meio do presidente Luciano Faustino, assumiu as tratativas com o município.

Declínio

Atualmente, a 11ª Superintendência Regional do Daer atende cerca de 40 municípios das regiões dos vales do Taquari e Caí. O órgão já contou com mais de 350 servidores na ativa em Lajeado. Hoje, no entanto, são apenas 28 funcionários, que atendem a uma malha viária que passa dos 700 quilômetros.

Acompanhe
nossas
redes sociais