Desenvolvido a partir do crescimento do turismo na região, o Polo de Gastronomia do Vale do Taquari organiza para abril o seu primeiro festival. A programação envolve nove estabelecimentos das cidades de Lajeado, Encantado e Muçum. Denominado de Vale dos Sabores, o festival é a primeira programação dentro da região do grupo. A proposta visa fortalecer um dos alimentos que fazem referência a cultura e potencial econômico do Vale.
Na prática, o público terá a opção de optar no cardápio por lanches e pratos criados com a carne suína como ingrediente principal. A ideia é desenvolver os restaurantes, bares, pubs e similares que estão engajados nesta primeira ação com um alimento característico do Vale do Taquari, que representa uma das principais potências econômica e cultural.
Christiana Garcia é uma das líderes do polo. Conforme a empreendedora, os responsáveis pela cozinha foram criativos e ousados nas opções criadas para o festival. “A proposta é que a partir desta ação de abril, as pessoas explorem as redes sociais, marquem os locais nas publicações e fortaleçam as marcas e assim será com todas as edições e alimentos que escolhermos”, especifica.
Bianca Trevisol, uma das responsáveis pela “Vovó faz bolos” de Lajeado e secretária do polo regional de gastronomia, revela que a estratégia é atrair o público durante os finais de semana, além das opções inovadores, com valores menores nas opções criadas especialmente para o festival e que poderão integrar futuramente o cardápio permanente destes locais. “Em média são entradas em torno de R$ 39, 00 e R$ 89,00 sempre para duas pessoas. São valores atrativos para pratos legais desde lanches, com ingredientes diferentes e resultados muito positivo”, analisa.
Quem participa
Nesta primeira edição do festival, participam o Let’s Bora (Muçum), Dona Chica (Encantado) além de outros sete empreendimentos de Lajeado: Saborear, Vó Duvina, P05, Cervejaria Lajeadense, Leopoldo 47, Severo Garage e Juliana Conte Chocolatier.
Quando
Entre todas a sextas e domingos de abril
Sobre o polo de gastronomia
Criado oficialmente no ano passado, o grupo reúne 22 estabelecimentos de Lajeado, Estrela, Colinas, Encantado, Arroio do Meio e Taquari, Muçum e Vespasiano Corrêa. Além de compras coletivas e desenvolvimento de qualificação para garçons, cozinheiros e até na área de gestão, o polo busca absorver os benefícios da entrada do Vale do Taquari no cenário do turismo nacional e internacional.
Assista a entrevista na íntegra que foi ao ar no Conexão Regional desta segunda-feira, 18: