Atender o maior número de alunos com educação integral é uma das prioridades do Governo do Estado. No Vale do Taquari, a modalidade já é oferecida a 744 estudantes. Destes, 589 são da Educação Infantil e 155 do Ensino Médio.
Coordenadora da 3º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cássia Benini destaca que existe um movimento permanente de expansão do Ensino Médio em tempo integral. A meta do estado é atingir, até 2026, 50% das instituições com a modalidade, que estende a permanência dos alunos da escola.
Entre as motivações, estão os benefícios. “Segundo pesquisas, há comprovação de que a ampliação da jornada escolar diária e práticas pedagógicas diminuem a desigualdade de oportunidade de aprendizagem, contribuindo, desta forma, para a redução da evasão escolar e da reprovação”, afirma Cássia.
De acordo com a coordenadora, o modelo apresenta uma proposta pedagógica multidimensional, integrada às dinâmicas da atualidade e ao desenvolvimento das competências cognitivas socioemocionais.
Para além do currículo
Além das disciplinas básicas, ainda são ensinadas vertentes da grade curricular, como educação ambiental, socioemocional, informática, entre outras. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, no bairro Conservas, em Lajeado, essas atividades são ensinadas no turno da manhã, de maneira lúdica. Já à tarde, ocorre o ensino das demais disciplinas.
Cerca de 150 alunos são atendidos no turno integral do colégio. O serviço é oferecido a turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dos 6 aos 11 anos de idade. Os estudantes entram na escola às 7h30min e retornam às 17h20min.
De acordo com o diretor, Jefferson Eduardo dos Santos, a modalidade iniciou em 2017, para atender uma necessidade da comunidade escolar, que buscava por um atendimento mais amplo, seguro e cuidadoso para as crianças, e pela possibilidade de uma jornada de trabalho mais tranquila e produtiva aos familiares.
No período da criança na escola, é oferecido café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. “No turno da manhã é priorizando o lúdico. Depois, tem a hora de descanso, logo após terem almoçado. À tarde, iniciam os componentes gerais, sempre com professores capacitados durante o dia inteiro”, garante o diretor. Para os alunos do 6º até o 9º ano, a escola atende em apenas um turno, manhã ou tarde.
Para o Ensino Médio
A partir deste ano, as escolas Nicolau Müssnich, de Estrela, Padre Domênico Carlino, de Putinga, e Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia, foram habilitadas para o tempo integral. Elas se juntam a quatro escolas de Ensino Fundamental da região que já contam com atendimento em dois turnos.
Na Nicolau Müssnich, as aulas iniciam na próxima semana, com duas turmas de Ensino Médio, atendendo 60 alunos. A diretora, Lovani Hauschild, conta que a proposta foi feita entre 2022 e 2023 pelo Governo do Estado, já que a escola possui estrutura adequada. O projeto, no entanto, não foi aceito pela comunidade.
“As famílias colocam os adolescentes para trabalhar assim que possível, e ficar na escola um dia inteiro, nesse caso, é difícil. Para 2024, após um trabalho de conscientização com a comunidade, foi aceita a proposta e estamos em fase de implantação”, ressalta Lovani.
Com o turno integral, os estudantes recebem quatro refeições diárias na escola. Entram às 7h30min e saem às 16h30min. As aulas são diversificadas e reforçam a preparação dos alunos para a vida profissional.
Lovani destaca que o aluno do turno inverso tem o dobro de horas de formação na escola se comparado ao regular. “Tem professores com dedicação exclusiva e atividades voltadas ao protagonismo juvenil. Ele fica muito melhor preparado para depois de formado no Ensino Médio”.
Desafios
O atendimento com turno inverso na Padre Domênico Carlino, de Putinga, iniciou nesta semana, com 10 alunos do 1º ano. A escola ainda oferece uma turma regular durante a noite. De acordo com o diretor, Paulo Augusto Guilardi, a modalidade ainda é opcional. “Temos alunos que trabalham, ou têm alguma questão familiar e acabam ficando no ensino regular”, afirma.
Ele diz que os alunos do turno integral se dividem em disciplinas mais densas e outras leves. Entre as aulas, ainda estão projeto de vida, estudos orientados, entre outras atividades que estimulam o protagonismo dos alunos. A ideia é que nos próximos anos mais alunos participem da modalidade.
Escolas com o serviço na região
- Venâncio Aires
· Escola Estadual de Ensino Médio Mariante
· EEEM Wolfram Metzler - Taquari
· EEEF Nossa Senhora Da Assunção - Teutônia
· Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin (Ensino Médio e Fundamental anos finais) - Estrela
· Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Mussnich - Lajeado
· EEEF Otilia Correa De Lima
· EEEF São João Bosco
· EEEM Santo Antônio - Putinga
· Escola Estadual de Ensino Médio Pe Domênico Carlino