Graziela Spohr e Vivian Chiminazzo, estiveram participando do programa Conexão Regional, da Rádio A Hora, 102.9, para falar sobre o terceiro Pedal Dia da Mulher, evento que ocorre dia 6 de março.
O evento iniciará às 19 horas no Parque Professor Theobaldo Dick, com um trajeto unico de 12 kms, no final do pedal haverá uma confraternização entre elas, com sorteio de vários brindes e música ao vivo.
Não há taxa de inscrição, no entanto, as organizadoras pedem que as participantes no dia do pedal, levem para doação itens de higiene pessoal, que serão doados para uma ong do município.
As inscrições podem ser realizadas através do link presente na biografia do instagram @virapedallajeado ou entrando em contato com alguma participante do movimento.
História do grupo
Com 120 participantes de diferentes cidades do Vale do Taquari, o Vira Pedal Lajeado, iniciou através da vontade das integrantes de pedalarem, mas possuírem um ritmo e uma dinâmica diferente da dos cônjuges.
O trajeto vária entre 30 e 35 kms, com três rotas alternativas que ultrapassam fronteiras municipais, as ciclistas se dividem entre Arroio do Meio, Cruzeiro e Santa Clara.
O primeiro pedal em alusão ao dia da mulher, nasceu de uma brincadeira, com duas semana de antecedência e a adesão de 50 integrantes, na segunda edição com a abertura para demais interessadas, atingiu-se o número de 144 integrantes e elas possuem como meta aumentar o número.
Quando questionadas sobre dividir o espaço com os automóveis, Vivian diz que ainda que não tenha ciclovia, não há queixas e Graziela complementa, falando que melhorou bastante a conscientização dos motoristas e que se sentem seguras em pedalar.
As ciclistas dizem que muitas participantes relatam para elas, que descobriram o projeto através das redes sociais, de ver o grupo pedalando pelas ruas e se sentiram convidas em participar, “muitas tinham vontade de pedalar, só não tinham grupo, porque é dificil pedalar sozinha”.