Agentes de saúde e de endemias coletaram oito amostras em diferentes pontos da cidade para análise no Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA), o que foi um resultado positivo, visto que foram poucos os focos encontrados. Porém, após análises laboratoriais, foi revelado que sete desses recipientes testaram positivo para a presença do mosquito transmissor da dengue.
Os focos do Aedes aegypti foram identificados nos seguintes locais: rua Reinoldo Willrich, rua Tiradentes próximo ao posto de saúde, rua Parobé próximo à entrada do Ano Bom, na rua General Osório próximo à igreja católica (região do Corvo de Cima) e Rua Ramiro Bruxel (região da Baixada).
Diante deste cenário preocupante, o município de Colinas está ativando seu plano de contingência, com o objetivo de intensificar as ações de combate ao vetor e minimizar os riscos à saúde pública. Entre as medidas previstas estão a intensificação de campanhas educativas para a população sobre a importância de eliminar água parada e possíveis criadouros.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo à população para que se engaje ativamente na prevenção, adotando práticas simples como verificar e eliminar locais de acúmulo de água em suas residências, usar repelente e manter caixas d’água, baldes e outros recipientes devidamente fechados. “A participação de cada cidadão é fundamental para vencer essa batalha contra a dengue. Estamos reforçando nossas ações, mas a colaboração da comunidade é imprescindível para o sucesso dessas medidas”, destacou a secretaria da saúde Angelita Herrmann.
Até o momento Colinas não registrou nenhum caso de dengue este ano. “Queremos que continue assim”, completa Angelita.