Inteligência Artificial eleva desempenho de empresas da região

Vale do Taquari

Inteligência Artificial eleva desempenho de empresas da região

Transportadoras, empresas de TI e o Hospital Bruno Born se beneficiam da tecnologia para melhorar processos e ampliar resultados

Inteligência Artificial eleva desempenho de empresas da região
Serviço de Farmácia Clínica do Hospital Bruno Born (HBB) utiliza plataforma de IA desde 2021. (Foto: Thiago Maurique)
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A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser assunto restrito aos filmes e grandes centros de desenvolvimento tecnológico. A evolução da tecnologia resultou no surgimento de soluções para gargalos na operação de empresas dos mais diferentes segmentos e tamanhos, seja no Vale do Silício ou no Vale do Taquari.

Transportadoras, empresas de TI e até mesmo o Hospital Bruno Born utilizam da IA para melhorar processos, desenvolver novos produtos e ampliar resultados. A Tomasi Logística adota desde o ano passado sistema de monitoramento nos caminhões que utiliza da tecnologia para reduzir o risco de acidentes.

Conforme o diretor Executivo da empresa, Diego Tomasi, o sistema engloba cinco câmeras que mapeiam as situações de risco e emite alerta para o motorista e quanto para a central de monitoramento. Entre os motivos que disparam os alarmes estão falta do uso de cinto, sinais de fadiga, direção com apenas uma mão no volante, distrações ou risco de colisões.

Com uso da IA, central de monitoramento da Tomasi Logística recebe alertas sobre a segurança e condução dos motoristas em tempo real. (fotos: divulgação)

Por meio de uma caixa de som na própria câmera, o motorista recebe orientação de parar para descansar, colocar o cinto ou manter maior distância dos veículos à frente, em tempo real. “Os resultados são muito positivos. Desde a implementação, não houve nenhum acidente de trânsito envolvendo os veículos nos quais o sistema foi instalado.”

Gerente da Scala Logística, Ricardo Scapini afirma que a tecnologia automatiza processos outrora manuais e demorados de forma praticamente instantânea e com menos erros. No caso da Scala, além de sistema de segurança nos caminhões com monitoramento dos motoristas, a empresa ainda investe em tecnologias para redução nos custos de manutenção.

A implementação de ferramenta uniu o plano de conservação dos veículos, telemetria (dados como temperatura do motor e condução) e o histórico de manutenções. “Esses dados são processados por um modelo de AI, que auxilia a entender o melhor momento de realizar manutenções preventivas e também a alertar sobre possíveis falhas antes que causem danos maiores aos veículos.”

Outra integração com a Inteligência Artificial faz a leitura do desgaste dos pneus e indica problemas que acarretam no desgaste precoce, como os de suspensão. Com isso, é possível identificar qual pneu tem melhor desempenho em determinada posição e operação, verificar desgastes anormais e planejar a compra da partir do histórico de uso da empresa.

Conforme Scapini as soluções que utilizam inteligência artificial estão cada vez mais acessíveis ao mercado, tanto em capacidade quanto em custo. “Em um ambiente em que é necessário oferecer custo mais competitivo, as empresas que utilizam IA saem na frente.”

Tecnologia aplicada à saúde

O Hospital Bruno Born (BB), de Lajeado, aposta na Inteligência Artificial para otimizar o serviço de Farmácia Clínica, além de garantir maior precisão em exames específicos. A primeira aplicação da tecnologia na instituição ocorreu por meio da implantação da plataforma NoHarm, em 2021.

Farmacêutica responsável, Martina Mazotti afirma que a utilização da plataforma permite agilizar a avaliação de prescrições médicas, por compilar os dados da farmacoterapia utilizada no cotidiano do hospital. “Ela sinaliza diversos pontos que podem ser otimizados, com alertas que nos possibilitam intervir imediatamente junto ao médico, minimizando erros de medicação.”

Conforme Martina, a ferramenta contribui com a equipe multidisciplinar na segurança do paciente e se destaca pela facilidade de utilização. “Inicialmente tivemos treinamentos com o suporte da NoHarm e atualmente, em nossas reuniões mensais discutimos caso haja alguma dúvida ou problema relacionado ao software.”

No ano passado, equipamento adquirido em parceria entre o HBB e a Administração Municipal de Lajeado colocou a Inteligência Artificial à disposição da prevenção de doenças. Importado da Alemanha, o Mammomat Fusion possibilita a realização de exames de mamografia com altíssima qualidade de imagem e de diagnóstico com o uso da tecnologia.

Com menor dose de radiação e automações, o equipamento torna o exame mais rápido, e a tecnologia permite a realização de biópsias com precisão milimétrica. A tecnologia é utilizada na prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Na Scala Logística, tecnologia também é utilizada para avaliar desgastes dos veículos e dos pneus

Automatização de processos

CEO da Suprema Soluções Empresariais, Clodoaldo Santos utiliza a Inteligência Artificial no desenvolvimento de chatbots (robôs para interação por texto) que se comportam de acordo com as necessidades de cada cliente. Por meio dos sistemas desenvolvidos pela empresa, é possível automatizar o atendimento e ampliar a velocidade de resolução.

Cita como exemplo a automatização do processo de comunicação entre a comunidade e o setor de manutenção de uma prefeitura. “Caso a necessidade de manutenção de um poste entre no sistema, o bot faz as perguntas, recebe as fotos e a localização e automaticamente gera uma ordem de serviço para o setor responsável.”

Segundo ele, também é possível automatizar a solicitação de segundas vias em contas de água, entre outros processos que antes necessitavam de interação humana. “São ferramentas desenvolvidas para facilitar a vida das pessoas.”


Impactos no trabalho

Relatório desenvolvido pela gigante da tecnologia Salesforce aponta os impactos e desafios proporcionados pela Inteligência Artificial no futuro do trabalho. Confira:

  1. Produtividade
    A AI tem a capacidade de substituir grande parte das tarefas banais e repetitivas, permitindo que as empresas mudem a forma de avaliar o desempenho e a produtividade. Isso exigirá aos líderes definição clara dos resultados almejados e apoio às equipes que consigam alcançar os objetivos.
  2. Foco no resultado
    Com fluxos de trabalho automatizados, a inteligência artificial permitirá que as empresas tenham maior foco em atividades que sejam mais gratificantes, produtivas e lucrativas.
  3.  Menos desgaste
    A IA generativa pode reduzir os custos em processos como os de recrutamento, aumentando os níveis de autoatendimento e ampliando a produtividade.
  4. Velocidade
    Com a IA generativa, a tendência é que o processo de coleta de dados evolua, com automação das tarefas e maior capacidade de revelação de tendências e insights.
  5. Ambiente inteligente
    A experiência dos funcionários será melhorada com chatbots e assistentes virtuais realizando trabalhos mais repetitivos e fornecendo rápidas respostas a diversas dúvidas.
  6. Renascimento do trabalho
    A IA permitirá que as empresas renovem o foco na cultura de trabalho e em medidas de satisfação da equipe, ampliando, assim, a retenção e alavancando os negócios.

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