Os parreirais de uva de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi vão receber cerca de 1,8 mil atletas neste domingo, entre eles centenas de corredores do Vale buscam se desafiar entre os morros e estradas de chão da Serra.
Responsável pela Assessoria Pró Fitness, de Teutônia, Jones Sacks, junto com Martius, Anderson e Luis buscam o bicampeonato no quarteto masculino. Atuais campeões, Sacks destaca que cada prova é diferente e que a Maratona do Vinho é especial por causa da altimetria, dos parreirais e também das estradas acidentadas. “Vamos para curtir a prova, cada atleta vai fazer o seu melhor em cada trecho, se vier uma classificação boa ficaremos feliz, se não vier, sem problemas, cada ano é um novo desafio.”
Acostumado com o chão
Terceiro colocado nas duplas na temporada passada, Luken Goettens vai para um novo desafio neste ano. Vai encarar a prova na distância de 21 quilômetros. “É uma prova sensacional, com uma ótima estrutura e uma vibe incrível.”
Presidente da Associação Brutus do Gaúcho, destaca que a equipe vai com 17 atletas para a Serra e que apesar de estarem acostumados com as provas em trilhas cita que isso não os deixa como favoritos para subirem ao pódio. “Ajuda um pouco, mas vem de cada atleta referente ao seu objetivo e preparação para a prova.”
Estreia na prova
Após um ano aguardando, a empresária, Ana Laura Azambuja poderá estrear na Maratona do Vinho. Em 2022, em meio as preparações para a prova de 2023 se lesionou e necessitou ser substituída. Agora, mais preparada decidiu tentar completar o desafio, ao lado das amigas, vai correr em um octeto feminino. “Vou dar meu melhor e busco completar bem a prova, afinal ela é bem diferente com bastante elevação. Estaremos lá para curtir muito, pois todos que já fizeram relatam que é uma prova linda.”
Maior equipe
No ano passado, a Santiago Running foi a maior equipe. Neste ano, isso se repete, com 84 integrantes deve ficar novamente com o troféu. Essa é a quarta vez que os atletas da região correm a prova. Responsável pela equipe Juliano Santiago destaca que é uma satisfação enorme em estar entre os mais de 1,8 mil atletas. “Isso nos dá a certeza que estamos na direção certeza, dando oportunidade a todos em participar, desde os atletas que buscam pódio até aqueles que buscam apenas apreciar as belezas da Serra Gaúcha.”
Santiago destaca que a organização da equipe neste ano iniciou cedo. Ainda em outubro começaram com as inscrições dos grupos e também a logística da prova. A coordenação da equipe vai no sábado para montagem da estrutura e retirada dos kits. “Vai ser um grande sucesso, a diversão e a festa estão garantidas.”
Além de organizar, Santiago vai também participar da prova em um quarteto onde tenta conseguir o terceiro pódio consecutivo na prova. “Vamos para curtir a prova, mas se der pódio será uma grande alegria para nós.”
Saiba mais
Os atletas são divididos em Maratona do Vinho (42.195 metros), Revezamentos duplas, quartetos e octetos (44.030 metros), Meia Maratona (21.040 metros), Corrida do Vinho (7 km), Caminhada contra as Drogas (7 km). Durante os trajetos, há os Vino Stops, onde os participantes podem recarregar as energias e são servidos produtos típicos da região, apresentação de danças, entre outros atrativos.
Todos os atletas recebem a medalha de participação, e os cinco primeiros a vencer as provas ganham troféus, medalhas e vinho. Ainda, a Maratona premia os participantes mais bem caracterizados conforme o tema Uva e Vinho.