Após o cancelamento da tradicional encenação da Paixão de Cristo de Muçum, anunciada em janeiro, em decorrência da situação provocada pelas enchentes em 2023, um grupo de voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Purificação e do próprio elenco da encenação, organizam a realização de uma Via Sacra Meditativa na sexta-feira Santa, a partir das 19h30min, na Praça da Matriz. O evento é gratuito e a organização pede que a comunidade venha com cadeiras para melhor acomodação.
De acordo com o diretor geral do evento, Ranieri Zilio Moriggi, o momento não será uma encenação como nas edições anteriores, porém, a ideia é oferecer à comunidade, um momento de intensa reflexão, sem deixar de lado a beleza visual das passagens da Via Sacra. “Estaremos refletindo as 14 estações. Em cada uma delas, nossos atores estarão participando, relembrando os últimos momentos de Jesus antes da morte. Será bem diferente do que vínhamos fazendo nas últimas edições. Mas é uma forma que encontramos junto com a Paróquia e os artistas em manter nossa semana Santa ativa e com um significado intenso”, explica.
Conforme Moriggi, a cada estação os atores irão performar os quadros da Via Sacra. Nas passagens, narradores irão contar a cena e convidar o público à reflexão. Ele salienta que o local escolhido para o momento será o morro frontal da Igreja Matriz. “Acreditamos que até o final do mês, a parte da rua coberta deva estar pronta. Assim, as pessoas ficarão protegidas do sereno e poderão participar conosco desse momento”, revela.
Apesar do cancelamento da peça teatral, com a novidade definida há poucos dias, a expectativa é de que um grande público venha assistir ao momento. “Estamos ainda sentidos com o cancelamento. Mas foi a decisão mais sábia para o momento que estamos enfrentando na comunidade. Realizar a Via Sacra nesse formato foi a única maneira que encontramos para manter viva nossa tradição”, afirma o presidente da AMA, Renan Lucas Nardin.
Ainda, segundo Moriggi, o momento deverá ter, aproximadamente, uma hora de duração. As demais programações previstas para a Semana Santa de Muçum devem ser divulgadas em breve, após reunião das equipes da comunidade com o padre Alberto Tremea.