Família homenageia Carmen Regina com nome de passarela no litoral norte

Reconhecimento

Família homenageia Carmen Regina com nome de passarela no litoral norte

Ex-prefeita de Lajeado, falecida ano passado, dá nome a estrutura construída no acesso à praia de Arroio Teixeira. Proprietária de uma casa no balneário, ela lutou por mais de uma década pela obra

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Fevereiro de 2024 às 16:34

Família homenageia Carmen Regina com nome de passarela no litoral norte
Foto: divulgação
Lajeado

Familiares da ex-prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso – falecida em fevereiro de 2023 –, decidiram homenageá-la nesta semana, ao dar nome a uma passarela na praia de Arroio Teixeira, no litoral norte do RS. A estrutura, construída no fim do ano passado, fica a poucos metros da casa onde Carmen costumava passar o verão. Uma placa foi fixada nesta semana.

Conforme um dos filhos de Carmen, Álvaro Pereira Cardoso, trata-se de uma “singela homenagem” à mãe, tendo como pano de fundo a luta dela por melhorias de acessibilidade no entorno e o descaso da administração de Capão da Canoa. “Há muitos anos, ela lutava pela construção da passarela. Infelizmente não teve chance de utilizar, mas muitas pessoas vão se beneficiar”, frisa.

Cardoso lembra que foram feitas diversas manifestações sobre a necessidade da passarela, inclusive com a presença de pessoas com deficiência. “Foi feito também um abaixo-assinado e ela teve uma audiência com o prefeito no verão passado”. Carmen lutava pela construção por conta de uma amiga, Deise Craide, que também veraneia no local e tem uma filha PCD.

A execução da passarela ocorreu em dezembro de 2023, em somente três dias. A empresa responsável fez a obra em virtude de uma dívida com o município. “Fizeram o serviço com apenas duas pessoas. E não gastaram quase nada”.


Quatro décadas

A casa na praia foi adquirida por Carmen há 43 anos, numa época onde Arroio Teixeira ainda era pouco frequentada. Com o passar dos anos, se tornou um dos principais destinos de veranistas gaúchos. “Ela veraneava por lá todos anos, de dezembro a março praticamente”, recorda Cardoso, que também aproveita com frequência o verão no local.

A placa com o nome de “Passarela Carmen Regina” foi fixada ao lado da estrutura e foi confeccionada por Gelson Esteves, genro da ex-prefeita e servidor municipal em Lajeado. “Talvez a passarela não dure, pois a prefeitura de lá não costuma fazer manutenção. E talvez até arranquem a placa. Mas por enquanto está sendo bem útil”.

Pioneirismo

Carmen Regina faleceu após sofrer um mau súbito, em 28 de fevereiro do ano passado, na Praia da Pinheira, em Palhoça, litoral de Santa Catarina. Sua morte causou grande comoção no Vale do Taquari e centenas de pessoas foram ao velório. O governo de Lajeado decretou luto oficial de três dias à época.

Professora da rede estadual de ensino, Carmen se destacou pelo pioneirismo feminino na política de Lajeado. Se consagrou como a primeira vereadora, primeira presidente do Legislativo e também a primeira prefeita mulher da cidade (2005 a 2012). Também se tornou uma das lideranças mais respeitadas do PP no interior.

LEIA TAMBÉM: De professora a prefeita: a trajetória de Carmen Regina


A PRAIA

Localizada a cerca de 15 quilômetros do centro de Capão da Canoa, Arroio Teixeira é um dos principais destinos de veranistas dentro do município. De fácil acesso pela Estada do Mar (ERS-389), conta com boa infraestrutura e um dos principais carnavais do litoral norte.

Acompanhe
nossas
redes sociais