“Não existe uma educação sem parcerias”

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

“Não existe uma educação sem parcerias”

Família, escola e comunidade precisam estar conectados para um melhor resultado na educação dos filhos

Por

“Não existe uma educação sem parcerias”
Foto: Grupo A Hora

O diretor do Colégio Teutônia, Mauro Nüske e o prefeito, Celso Forneck durante entrevista ao programa Frente e Verso desta sexta-feira, 9, apresentado diretamente do Colégio Teutônia, falam sobre a programação do III Congresso Internacional de Educação que ocorre na instituição, além da importância da parceria entre escola, família e comunidade.

O primeiro dia do evento marcou com a presença do palestrante português Antônio Nóvoa, uma referência de quem trabalha com educação na atualidade.

Nüske pontua que há três coisas que não podem ser confundidas: “os papéis da escola, família e sociedade”.

Há uma cobrança quando esses papeis se confundem. Como instituição de ensino, Nüske alega que percebem situações em que a escola não responde somente pelo ensino, mas também pela educação dos alunos, porém, isso é papel da família. “A educação precisa vir da família, ela têm papel fundamental em contribuir com esse processo”, afirma.

Já Forneck reforça. “Os pais precisam estar cientes de que o exemplo arrasta. Não existe educação sem parcerias”.

Eles destacam, ainda, o uso excessivo de telas, sejam celulares, tablets ou, até mesmo, televisores. “Muitos pais precisam deixar seus filhos no turno integral da escola e recebem todo o ensino necessário. Porém, o uso das telas acaba ocupando muito espaço do tempo para essas crianças”, alega Nüske.

Pesquisas revelam que crianças passam cerca de três horas na frente das telas, jovens e adolescentes chegam a oito horas. “Isso acaba prejudicando o aprendizado, algo que deve ser dosado com muita responsabilidade e fiscalização dos pais”.

Acompanhe a entrevista na íntegra

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais