Com transferência da prefeitura, prédio histórico poderá abrigar Casa de Cultura

MATO LEITÃO

Com transferência da prefeitura, prédio histórico poderá abrigar Casa de Cultura

Atual sede do governo municipal já foi moradia de freiras e também posto de saúde

Por

Com transferência da prefeitura, prédio histórico poderá abrigar Casa de Cultura
Foto: divulgação
Mato Leitão

Uma das metas para o ano é a criação da Casa de Cultura de Mato Leitão. Mais do que abrigar um museu, o novo espaço será um polo de organização da população para o fomento do saber e das artes. A medida foi relevada pela nova secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Vera Bohn.

O prédio para o projeto está escolhido. Em março, será inaugurado o novo centro administrativo e com isso o prédio histórico que abriga a atual estrutura da Prefeitura ficará ociosa. Para tanto, Vera quer que neste prédio histórico seja implantado o espaço cultural. Em estilo enxaimel, construído na década de 1940, a estrutura hoje está incorporada à Paróquia Santa Inês.

Divina Providência

O prédio foi construído com o objetivo de abrigar as irmãs da Divina Providência que lecionavam e administravam a Escola Particular Santa Inês, o atual Colégio Poncho Verde, lembra Carmen Goerck, que já foi prefeita da cidade. As irmãs deixaram Mato Leitão em 1971 e desde então o Estado é o responsável pelo educandário. A escola foi reconstruída em alvenaria e o prédio usado pelas freiras passou a ser moradia. O primeiro morador dessa fase foi o diretor de escola, professor Hélio da Cruz.

Posto de saúde

Na época, quando o quarto distrito de Venâncio Aires cresceu, passou a existir a necessidade de sediar um posto de saúde. Com isso, no final de 1987, uma comissão de lideranças – formada pelo padre Miguel Ody e moradores locais como Pedro Léo Adams, Jacó Luiz Puhl, Ireno Carlos Bohn e Eunice Heuser – procuram o então prefeito Almedo Dettemborn.

“Sensível ao pedido, de imediato o prefeito ordenou a reforma do prédio. Em troca da reforma, a comunidade católica cedeu a estrutura sem cobrar aluguel. E assim, em janeiro de 1988, foi inaugurado o primeiro posto de saúde de Mato Leitão “, relembra Eunice Heuser, que justamente foi a primeira prefeita do Município, a partir de 1993. O posto de saúde do então distrito de Mato Leitão foi a primeira estrutura descentralizada de saúde também da história de Venâncio Aires.

Acompanhe
nossas
redes sociais