Melhorias e ampliação em escolas marcam volta às aulas nas Emeis de Lajeado

EDUCAÇÃO

Melhorias e ampliação em escolas marcam volta às aulas nas Emeis de Lajeado

Ano letivo começa hoje nas 24 instituições que atendem crianças até seis anos. Secretária destaca formações ofertadas aos servidores para qualificar atendimento

Por

Melhorias e ampliação em escolas marcam volta às aulas nas Emeis de Lajeado
Pequeno Aprendiz, no bairro São Bento, adequou salas de aula. Instituição conta com nove turmas (Foto: Gabriel Santos)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cerca de 3,5 mil crianças retomam hoje às atividades nas 24 escolas de Educação Infantil (Emeis) do município. O período letivo de 2024, que se estende até dezembro, conta com novidades pedagógicas e também estruturais, com adequações e reformas pontuais em algumas das instituições.

Uma das escolas que passaram por melhorias foi a Emei Pequeno Aprendiz, localizada no bairro São Bento. Com nove turmas, precisou adequar salas de aula para atender aos 190 alunos matriculados. Além disso, o estabelecimento passa por reformas, que visam a ampliação em 50 novas vagas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Adriana Vettorello, as reformas fazem parte de estratégias que a pasta busca para potencializar e qualificar o atendimento na rede de ensino. Além da parte estrutural, cita o trabalho constante de capacitação dos profissionais, com formações específicas.

“A cada ano, buscamos diferentes formações, pois não podemos esquecer do quanto os profissionais são importantes. Nossa abertura do ano letivo foi muito bonita neste sentido, em mostrar o quanto podemos ser um agente transformador na sociedade. Pensamos muito em como atender da melhor forma possível nossas crianças e dar tranquilidade às famílias”, frisa.

Novos projetos 

Dos 3,5 mil alunos, conforme Adriana, cerca de 270 estão em creches particulares por meio da compra de vagas. Esta é uma das ações que buscam reduzir a lista de espera. Ela cita que há possibilidade de ampliação desta modalidade, com escolas interessadas em ampliar a oferta.

Outro ponto mencionado por Adriana é a construção de novas Emeis. Há projeções de novas estruturas nos bairros Campestre e Conservas, além da Emei Risque e Rabisque, escola que foi atingida pelas enchentes de setembro e novembro. “São três escolas que representariam mais 600 crianças.”

Apesar das melhorias, lembra da necessidade de contar com capacidade suficiente de servidores para atender a demanda. “Para cada Emei aberta, precisamos de 60 profissionais. Não podemos focar apenas na estrutura física”. Só para a educação infantil, a equipe é formada por mais de mil profissionais, entre servidores efetivos, temporários e terceirizados.

Ensino fundamental 

Nas escolas de ensino fundamental do município, o retorno das aulas está previsto para o dia 19 deste mês. Na mesma data, serão retomadas as atividades do Projeto Vida, situado em seis bairros da cidade.

De acordo com Adriana, as equipes diretivas já retornaram às instituições, enquanto os professores voltam no dia 14. Na mesma data, ocorrerá a abertura oficial do ano letivo do ensino fundamental, à noite, no Teatro Univates. “Também evoluímos em muitos aspectos nesta modalidade, com reformas e ampliação do atendimento no contraturno”.

 

Ampliações nas escolas de educação infantil

  • Emei Sonho de Criança, no Bom Pastor. Inaugurou em junho de 2023 e ampliou a oferta de vagas na rede municipal;
  • Emei Pequeno Aprendiz, no São Bento. Adequou salas de aula e foi reformada, o que possibilitará um acréscimo de 50 novas vagas;
  • Emei Pequeno Lar, no Olarias. Além da ampliação, passa a atender mais duas turmas no antigo prédio a partir deste ano.

Nos planos

  • Nova Emei no bairro Campestre. Recurso viria do governo federal em virtude da Risque e Rabisque, no Centro, ter sido atingida por enchentes. No entanto, governo não quer desativar instituição;
  • Nova Emei no bairro Conservas. Intenção é que estrutura seja construída a partir do leilão da área do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Acompanhe
nossas
redes sociais