Imigrante ganha lar para idosos

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Imigrante ganha lar para idosos

O antigo prédio do Convento das Freiras, construído em 1949, será transformado em um novo espaço para abrigar cerca de 30 pessoas da terceira idade

Por

Imigrante ganha lar para idosos
Secretária de Saúde de Imigrante, Joice Horst (Foto: Pedro Rodrigues).
Imigrante

Imigrante terá um lar para idosos, a informação foi confirmada durante entrevista na manhã desta quarta-feira, 7, durante entrevista ao programa O Vale em Pauta.

Conforme Jóice Horst, secretária da Saúde e Assistência Social do Município, as reformas e adequações do prédio construído em 1949, onde funcionava o Convento das Freiras, Betânia São Francisco, será transformado em lar para idosos. O espaço fica no bairro Daltro Filho, distante 5km do centro da cidade e abriga atualmente três irmãs.

Ela ressalta que desde o início da gestão do atual prefeito, Germano Stevens, iniciada em 2020, um dos grandes interesses da administração era que a cidade tivesse um lar de idosos. “A articulação com os interessados em realizar a obra já leva um ano, todavia não foi firmado contrato com os gestores do espaço, porém as adequações já estão em planejamento muito devido ao prédio não ter uma planta de construção e as obras já iniciaram”.

A ideia é abrigar 30 idosos no local. “Está sendo debatido entre a assistência social do município e os gestores do lar para que o local seja um ambiente de convivência”. Atualmente, a população de Imigrante é de pouco mais de três mil habitantes dos quais 30% são idosos.

“Com a viabilização do projeto do lar e com o apoio das irmãs, queremos por meio da assistência social, firmar um contrato em conjunto com as famílias, oferecer profissionais de saúde e psicólogos”, comenta.

Joice destaca que o espaço se chamará “Sagrado Lar”. As irmãs que lá permaneciam já se mudaram na última segunda-feira para o local da Congregação Franciscana.

A conclusão da obra está prevista para março deste ano, segundo Joice. Além disso, o prédio passará por adequação das normas de PPCI, plano de prevenção e proteção de combate a incêndio, para garantir a segurança das pessoas.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais