Madre Bárbara celebra 127  anos e projeta ampliação

LAJEADO

Madre Bárbara celebra 127 anos e projeta ampliação

Colégio investe em novo pavimento, que deve ser inaugurado para o ano letivo de 2025. Hoje, são mais de 1,2 mil estudantes matriculados na instituição

Por

Madre Bárbara celebra 127  anos e projeta ampliação
Lajeado

Tradição e inovação. Palavras que traduzem o trabalho do Colégio Madre Bárbara, que completa 127 anos de fundação nesta terça-feira, 30. Uma das instituições de ensino mais antigas do interior do RS e integrante da Rede ICM, projeta um futuro ousado, com novos investimentos e a ampliação da estrutura, com a construção do quarto pavimento.

O novo espaço, que terá uma área de 1,1 mil metros quadrados, contará com salas de aula, ambientes interativos e um elevador. As obras devem começar em maio, projeta a diretora do colégio, Maria Elena Jacques. A construção atenderá a uma necessidade da instituição, após o aumento no número de alunos a partir da inauguração da Educação Infantil.

“Trata-se de um mega projeto, em um espaço que há muito tempo existe. Faremos sete salas de aula com a mesma infraestrutura e teremos uma sala vasta multiuso, toda ela voltada para momentos de convivência. E ainda terá um terraço muito lindo para os alunos, onde podem jogar, se integrarem e conviver”, destaca.

Segundo a diretora, a intenção é que toda a parte física do novo pavimento seja concluído até dezembro e, em fevereiro de 2025, as primeiras salas de aula sejam liberadas para utilização. “Vamos proporcionar uma estrutura diferenciada, com um mobiliário novo e o aluno sendo o sujeito da aprendizagem”.

Crescimento

Maria Elena Jacques, diretora

O início da Educação Infantil em 2015, a partir do berçário, possibilitou o atendimento aos bebês. Isso fez o número de alunos praticamente dobrar desde então. Segundo Maria Elena, a instituição tinha uma média de 660 a 700 alunos por ano. Em 2024, são cerca de 1.260 estudantes matriculados.

“Nos preocupamos sempre com os valores, os princípios e com o nosso jeito de ser, para que a nossa comunidade escolar seguisse participativa. Nos inspiramos muito em Bárbara Maix em todos os momentos e buscamos sempre ser fiéis àquilo que ela prega. Ela sabia onde queria chegar e, por esse motivo, hoje estamos aqui”.

Maria Elena destaca, ainda, a importância da comunidade escolar em acreditar e continuar acreditando na proposta pedagógica do Madre Bárbara. “Nos preocupamos muito com a humanização. Nosso acolhimento é muito forte”.

O projeto educativo, segundo a diretora, norteia uma proposta de valor, onde o colégio se preocupa em formar cidadãos com consciência. “Se esse aluno escolhe algo a fazer, acredita e tem convicção naquilo, com certeza será uma pessoa bem-sucedida, comprometido com o desenvolvimento da sociedade”.

Outras novidades

Entre as novidades para este ano, estão os investimentos na área da informática. Estão sendo adquiridos projetores de alta resolução, chromebooks e notebooks, melhorando a qualidade da internet, com toda a estrutura para os professores e estudantes nas salas de aula desenvolverem as atividades.

“Queremos nosso estudante como protagonista, para que ele busque mais interatividade, integração e inovação”, cita Maria Elena. A revitalização do Laboratório de Ciências, inaugurado há poucos anos, também tem sido local de práticas constantes dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, mas também das crianças da Educação Infantil.

A Educação Infantil contará com mais uma turma de berçário, ampliando assim o número de vagas para bebês, além de uma Atelierista, que estará ao lado das professoras, preparando diversas práticas de pesquisas e investigações que serão realizadas no dia-a-dia, a partir de vivências estéticas focadas no desenvolvimento de diversas linguagens das crianças.

Serão feitas documentações de experiências e trabalhado o letramento científico. No primeiro momento, o “Ateliê In Natura”, trará pesquisas mais voltadas à natureza, de acordo com o interesse das crianças. A sala de psicomotricidade onde acontecem atividades da Educação Infantil, localizada dentro do Ginásio Poliesportivo, ganhou portas de vidro, o que facilitará o acesso.

Acompanhe
nossas
redes sociais