Após restauração, monumento ficará no Parque do Imigrante

CULTURA

Após restauração, monumento ficará no Parque do Imigrante

A obra de arte, que está instalado na entrada da cidade, começará a ser removido do local a partir das 7h deste domingo, 17

Por

Após restauração, monumento ficará no Parque do Imigrante
Foto: divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como forma de garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural do município, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), inicia o processo de restauração do Monumento ao Imigrante neste domingo, 17. A obra de arte, que está instalado na entrada da cidade, no canteiro central da Avenida Senador Alberto Pasqualini, começará a ser removido do local a partir das 7h – em caso de chuva a retirada será adiada.

A peça será levada ao ateliê do artista plástico e escultor Marcos Datsch de Oliveira, que foi o responsável pela criação e construção do Monumento ao Imigrante e foi contratado para realizar os restauros. Esse será o primeiro de três monumentos a ser restaurado, e os três ficarão a cargo de Datsch. Os outros são o Monumento do Centenário da Independência do Brasil, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), e o Monumento do Centenário da Revolução Farroupilha, que também fica na Praça da Matriz. Os monumentos apresentam sinais de deterioração causados por ações climáticas, como rachaduras, desgastes e trincos, além de pichações e marcas.

Conforme o secretário da Secel, Carlos Reckziegel, será um importante investimento para a preservação do monumento, que depois terá como destino o Parque do Imigrante. O novo local de instalação foi decidido em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, que é formado por representantes da administração e por membros da sociedade civil.

A restauração de cada monumento:

– Monumento ao Imigrante, localizado na Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro Americano: será necessário a remoção por meio de guincho para restauração a ser realizada no ateliê do profissional. Esse processo implica em interferências no trânsito da avenida e contará com o apoio do Departamento de Trânsito. Após o restauro, o monumento deverá ser realocado no Parque do Imigrante.

– Monumento do Centenário da Independência do Brasil, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), no bairro Centro: será realizada a impermeabilização, lixação, regravação de placas em mármore, lixação da base de pedra grês e preenchimento de pó de pedra nos sulcos mais profundos.

– Monumento do Centenário da Revolução Farroupilha, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), no bairro Centro: será realizada a impermeabilização, lixação e confecção de placa em mármore de acordo com a placa original, que foi furtada.

O artista plástico

Datsch possui conhecimento e experiência no desenvolvimento de trabalhos desta natureza com obras em outros municípios, como Estrela, Brochier, Fazenda Vilanova, Nova Bréscia, Encantado, Marques de Souza, Balneário Pinhal, entre os anos de 1989 a 2023.

Em Lajeado, foi o autor do Monumento do Imigrante, instalado na cidade em 1993. Inicialmente, a obra ficava em uma rótula na Pasqualini com a Avenida Acvat. Em 2010, foi recolocada no local atual, na entrada da cidade.

A escultura tem a representação de dois homens, uma mulher, uma criança e uma roda, representando o trabalho dos imigrantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais