Lajeado forma terceira turma de Guardiões Ambientais Mirins

FUTURO DO MEIO AMBIENTE

Lajeado forma terceira turma de Guardiões Ambientais Mirins

Cerimônia de formatura ocorreu no Jardim Botânico, após a festividade, cada criança escolheu uma árvore do local para instalar uma placa com seu próprio nome

Por

Lajeado forma terceira turma de Guardiões Ambientais Mirins
Foto: Francini Ledur
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em cerimônia no Jardim Botânico de Lajeado, terceira turma de Guardiões Ambientais Mirins (GAM) tiveram sua formatura realizada no sábado, 9. Após a cerimônia, cada criança escolheu uma árvore do Jardim Botânico para instalar uma placa com o seu próprio nome.

O evento, contou com a presença dos nove novos ajudantes do meio ambiente, familiares, amigos e autoridades. O projeto, que está no terceiro ano, trabalha para desenvolver a consciência ambiental entre alunos do Ensino Fundamental, que tem aulas durante todo o ano sobre temas ligados ao meio ambiente.

Durante a festividade, oito alunos receberam o diploma, e um formando não pôde comparecer. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de conclusão ao público presente. Duas maquetes representavam uma cidade, e cada uma delas tinha miniaturas de projetos voltados à sustentabilidade e relacionados à proteção do meio ambiente, como placas solares, coleta seletiva, uso de bicicletas e diversas outras iniciativas.

Estavam presentes na solenidade o secretário municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), Luís Benoitt, a presidente da Câmara de Vereadores, Paula Thomas, e a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Edith Ester Zago de Mello.

“Este ano os Guardiões Ambientais receberam um prêmio nacional na área ambiental, um reconhecimento que nos deixa muito felizes porque mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Benoitt.

“Queremos que cada vez mais alunos se interessem em participar e possamos no futuro contar com centenas de guardiões ambientais que ajudarão a pensar a nossa cidade de forma mais sustentável”, avaliou Edith.

Saiba mais sobre o curso dos Guardiões Ambientais Mirins (GAM):

O GAM é um projeto de educação ambiental com atividades práticas e teóricas que envolve os alunos no contraturno escolar em atividades de temas diversos voltados ao meio ambiente. O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), e com o apoio da Secretaria da Educação (SED).

As atividades do projeto acontecem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formam como Guardiões Ambientais Mirins.

 

Galeria

Foto: Francini Ledor Foto: Francini Ledor

Acompanhe
nossas
redes sociais