Pacto Pela Paz evidencia números positivos no ano

EDUCAÇÃO

Pacto Pela Paz evidencia números positivos no ano

Além do concurso de redação, que contou com 576 inscritos, dados de 2023 dos eixos de Aplicação da Lei e de Prevenção da Violência também foram divulgados. Queda nos índices de roubos a pedestres e furtos de veículos se destacam

Por

Pacto Pela Paz evidencia números positivos no ano
EMEF São João foi a instituição com maior número de inscrições. Ao todo, entre alunos do 5º ao 9º ano, foram 77 redações enviadas. (Foto: Ana Lorenzini)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o balanço final das redações feito, o total de 576 inscrições foi revelado. Desde o mês de setembro, as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado se envolveram nas produções do concurso de redação do Pacto Lajeado Pela Paz. Uma parceria da iniciativa governamental com o Grupo A Hora.

A instituição com maior número de envios foi a EMEF São João. Foram 77 textos de alunos do 5º ao 9º ano, entre eles um dos vencedores. Estudante do 9º ano do centro de ensino, Wesley Souza de Oliveira é o autor do texto “A paz é o nosso eterno anseio”.

Segundo a orientadora educacional da instituição, Priscila Da Silveira Stach, o engajamento dos alunos foi um processo natural. Detalha que a temática, “A paz na minha escola e na comunidade”, foi trabalhada a partir de reflexões, vídeos e debates. Afirma, ainda, que a atividade mobilizou o centro de ensino e que o impacto foi positivo.

Concurso de redação sobre a temática da paz foi uma das ações do programa durante o ano. (Foto: FELIPE NEITZKE)

“É sempre bom falar sobre paz. Isso reflete na escola, principalmente no comportamento dos alunos. Eles ficam mais tranquilos, abertos ao diálogo e dispostos a melhorar as relações em sala de aula. Fatores que auxiliam para um ambiente escolar mais saudável”.

Além de Wesley, mais quatro alunos também foram selecionados. São eles, Raphael dos Santos Rodrigues do 4º ano EMEF Oscar Koefender, Luiza Mallmann do 4º ano EMEF Pedro Welter, Bruna da Silva Moesch do 5º ano EMEF Vitus André Mörchbächer e Lana Manoela Weber da Silva do 9º ano EMEF Nova Viena.

O objetivo da atividade era trabalhar questões socioemocionais e o desenvolvimento pessoal. Também, buscaram desenvolver o pensamento, criatividade, originalidade e raciocínio dos estudantes.

Positividade

Em atividade desde 2019, o projeto atua no estímulo para a criação da cultura de paz no município. Na última terça-feira, 5, o Pacto teve a apresentação anual de dados sobre o resultado das atividades realizadas desde sua fundação. O momento foi mediado pelos coordenadores dos eixos da Aplicação da Lei, Paulo Roberto Locatelli Gandin, e da Prevenção da Violência, Tânia Fröhlich Rodrigues.

No eixo de Aplicação da Lei, algumas conquistas destacadas foram a fundação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e a criação do Observatório Municipal de Segurança. Também reforçaram a instalação de 16 câmeras urbanas e de cercamento eletrônico inteligente, além da realização de melhorias no presídio.

Nas atividades promovidas pelo ramo, o Programa Educacional De Resistência Às Drogas e a Violência (Proerd), foram 1,6 mil estudantes formados. Nos cursos de Bombeiro Mirim, foram 250 alunos no ano e na Escolinha de Trânsito foram cerca de 80 atividades realizadas.

No eixo da Prevenção da Violência, os dados apontam mais de 900 facilitadores formados e cerca de 20 mil pessoas impactadas. Entre os programas promovidos, o Seja recebe destaque. Com 9,2 mil alunos e 554 aplicadores envolvidos em 32 escolas, contribui para que o Pacto continue cultivando a política de não-violência.

O Conte Comigo, programa de desenvolvimento cognitivo e socioemocional a partir do compartilhamento de livros, também apresentou dados positivos. São 2,5 crianças e 366 famílias acolhidas. Com 417 aplicadores, atuam em 51 escolas e entidades.

Destaques do Eixo de Prevenção da Violência

  • Programa Seja: 9,2 mil alunos envolvidos em 32 escolas;
  • Programa Cada Jovem Conta: 189 jovens acompanhados em 11 escolas;
  • Programa Conte Comigo: 2,5 mil crianças envolvidas em 51 escolas;
  • Mais de 900 facilitadores formados que auxiliam
  • Outros programas promovidos pelo Pacto: Família na Roda, Sagaz e Banco de Oportunidades

Quatro anos de Pacto e uma redução de

– 78% em roubo a pedestres;
– 82% em furtos e roubos de veículos;
– 21% em crimes sexuais contra menores;
– 36% em homicídios;
– 63% em crimes de violência contra mulher.

Textos vencedores do concurso

  • A paz na EMEF Pedro Welter, Luiza Mallmann
  • A paz na minha comunidade, Bruna da Silva Moesch
  • A paz na minha comunidade, Rapahel dos Santos Rodrigues
  • A paz nas escolas, Lana Manoela Weber da Silva
  • A paz é o nosso eterno anseio, Wesley Souza de Oliveira

Leia os textos na íntegra: Redações de 576 alunos estimulam reflexão sobre paz em Lajeado

Acompanhe
nossas
redes sociais