Concurso de orquídeas é destaque da festa neste fim de semana

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Concurso de orquídeas é destaque da festa neste fim de semana

Juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos chegam a Mato Leitão para escolher as melhores flores. Evento ocorre até o próximo domingo, 10, na Seubv, com entrada gratuita

Por

Concurso de orquídeas é destaque da festa neste fim de semana
Foto: Mateus Rois
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta sexta-feira, 8, foi uma aula de como é simples cultivar uma orquídea, símbolo de Mato Leitão, cidade das Orquídeas.

O presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), Sílvio Jaeger destaca que um dos momentos mais importantes da feira para os expositores é o concurso. “Ele conta com juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos. Teremos plantas de praticamente todas as cidades que possuem um núcleo ou sociedade de orquidófilos e que vão participar do concurso onde serão escolhidas as mais perfeitas orquídeas. Esse momento é especial para quem se dedica ao cuidado e cultivo das espécies”, conta Jaeger.

Ele explica, ainda, como é feito o julgamento das plantas. “O formato da flor define a qualidade da planta, é um conjunto de fatores técnicos que os juízes observam quando fazem o julgamento. A disputa é bonita e sadia”, ressalta.

Para sócio do Nova e orquidófilo, Gustavo Felter, fala da experiência de cultivar as plantas. Atualmente, conta com cerca de 500 plantas em seu orquidário e se dedica ao cuidado e cultivo. “A orquídea gosta de ambiente úmido e muita luz. Dentro de um apto, ela precisa de água e luminosidade, sem isso, não há durabilidade. Seu cultivo é simples e fácil, um hobby maravilhoso”.

Além da beleza exuberante, exala um perfume agradável deixando todo o ambiente da casa cheiroso. O custo de uma orquídea se torna mais elevado pela sua forma técnica, o conjunto floral.

Dentre as parceiras da festa está a Biscobom Alimentos representada por Evanir Diehl, proprietário da empresa que fala da importância do evento para a cidade. “Uma oportunidade de o município mostrar o que tem de bom e bonito para a região e estado, além de valorizar comunidade. Muitas pessoas envolvidas e empenhadas para fazer o melhor”.

A 4ª edição segue até o próximo domingo, na Seubv. “Uma oportunidade de as pessoas virem a Mato Leitão e levar uma bela flor para casa, para o escritório, para qualquer ambiente, pois enfeita e perfuma”.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais