Natal de Lajeado recebe etapa do Projeto Movimentos

Cultura e lazer

Natal de Lajeado recebe etapa do Projeto Movimentos

Proposta reúne apresentações musicais com acesso gratuito ao público

Por

Natal de Lajeado recebe etapa do Projeto Movimentos
Foto: divulgação
Lajeado

Promover e estimular a produção cultural brasileira. Este é o conceito do Projeto Movimentos, que já levou música instrumental à região através de apresentações gratuitas para o público, incluindo um workshop.

Durante o Natal no Coração, de Lajeado, nos dias 09, 16, 21 e 22, o projeto executa novas etapas, conduzindo uma série de grupos e artistas da região ao palco, junto à Praça da Matriz de Lajeado

Apresentações do Projeto

09/12 – 19:00 – Quinteto Canjerana
09/12 – 20:00 – Orquestra Jovem de Lajeado
09/12 – 21:00 – Oclaje
16/12 – 20:00 – Zoca Jungs Trio
21/12 – 20:00 – Vicente Breyer Trio
22/12 – 20:00 – Trio Salvi

Para o produtor, Maurício Horn, da Gaita Produtora, as ações do projeto precisam ter continuidade por serem uma ferramenta geradora de oportunidades para artistas que se desenvolveram na região. “Nossa expectativa é promover apresentações em outras oportunidades, inclusive ao longo do próximo ano, reforçando o compromisso do projeto de estimular a participação do público em eventos multiculturais e incentivar talentos”, comenta.

O Projeto Movimentos, que conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Gaita Produtora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução. O patrocínio é da Docile e Atlas Brasil Calçados, com apoio da Prefeitura do município, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer.

Artistas da etapa Lajeado

Quinteto Canjerana: O Quinteto Canjerana foi concebido em 2012 com o propósito de compor e executar temas instrumentais de cunho nativista gaúcho aliados a arranjos inovadores trazidos de estudos de música contemporânea. O grupo é formado por músicos criados em âmbito nativista gaúcho e músicos pesquisadores de outros estilos do Brasil.

Orquestra Jovem de Lajeado: Criada pela Associação Cultural Música & Arte, a Orquestra é composta por 22 jovens com idades entre 15 e 38 anos e, em sua grande maioria, residentes na Região dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Oclaje: A Orquestra de Concertos de Lajeado, fundada em 1986, atualmente conta com 24 músicos divididos entre cantores e instrumentistas que executam um repertório diversificado entre clássicos da música nacional e internacional, temas de filmes, músicas gaúchas, entre outros.

Zoca Jungs Trio: Formado pelo Conservatório de Tatuí (SP) em sua fase áurea, Jungs é um pesquisador da música brasileira. Como professor de instrumentos, harmonia e repertório, ministrou aulas para mais de 2000 alunos. Na apresentação para o “Projeto Movimento” o acompanham Alex Zanotelli, no contrabaixo, e Lito Malaggi, na bateria.

Vicente Breyer Trio: Vicente Breyer Trio é um projeto de música instrumental no formato piano, contrabaixo e bateria que procura, através de arranjos próprios, trazer músicas amparadas no Jazz e música brasileira.

Trio Salvi: Criado na cidade de Estrela – RS, o Trio Salvi é composto por três músicos apaixonados pelo que fazem. Com um estilo eclético, dão uma nova roupagem aos clássicos que tocaram e tocam mundo afora, através de um repertório instrumental e vocal, ao som de Alexandre Deicke ao saxofone; violão e voz de Sabrina Costa, acompanhado pelo ritmo de Vinícius Schneider.

Acompanhe
nossas
redes sociais